Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um cachorrinho paraplégico que se tornou uma figura conhecida na cidade de Porto Alegre acabou ganhando uma grande homenagem: uma pintura em mural localizado em uma das avenidas mais movimentadas da capital do Rio Grande do Sul. O cão, que se chama Toquinho, acabou se tornando uma das principais atrações na revitalização de um viaduto, que foi adotado por um hospital veterinário da região.

Cachorro paraplégico ganha mural em viaduto de Porto Alegre

Toquinho se tornou conhecido também nas redes sociais, com um perfil que já conta com mais de 100 mil seguidores. Ele se tornou também o protagonista de uma campanha de arrecadação que visa doar cadeira de rodas para cachorros que contam com algum tipo de deficiência, seja de nascença ou seja aquelas que são causadas por algum acidente.

Toquinho foi um dos setes animais que acabaram sendo retratados no viaduto. "Acho que, acima de tudo, um hospital veterinário representa isso: amor, cuidado, respeito e inclusão. Por isso fizemos questão de trazer de fato a vida real", diz Roberta Reis, representante do grupo WeVet, que representa hospitais veterinários e que bancou a revitalização e a pintura do viaduto.

Toquinho foi abandonado em uma clínica veterinária quando ainda era filhote. Ao chegar no local, estava com sua coluna quebrada ao meio. Mariana Brino, que se tornou sua tutora, não sabe ao certo o que aconteceu para que o cachorro ficasse tão ferido.

Como ela trabalhava em uma clínica veterinária, Mariana iniciou uma grande mobilização para conseguir juntar todo o dinheiro necessário para bancar a realização de uma cirurgia no pet que tinha como principal objetivo estabilizar a coluna do animal. Ele acabou ganhando uma placa de estabilização e também uma cadeira de rodas, que ajuda ele a se movimentar, já que perdeu os movimentos das patinhas de trás.