Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Enquanto muitos cachorros precisam passar os seus dias nas ruas, uma vez que não conseguem um lar, existem aqueles que acabam sendo adotados por coletivos, como aconteceu com o cachorro chamado “Amarelo”. Ele mora na cidade de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul. Ele já mora há 16 anos em uma escola estadual.

Cachorro mora em escola há 16 anos

O cachorro acaba fazendo parte da vida de todos os alunos na escola, uma vez que ele acaba circulando pelos corredores e também pelas salas. Os alunos e os professores afirmam que a presença do animal acontece em todos os turnos. Apesar dele não dormir dentro da escola, ele frequenta o prédio em praticamente todos os dias da semana, sendo que existem até mesmo finais de semana que o cão tenta entrar no prédio.

No começo, o diretor da escola afirma que o que deve ter chamado a atenção do cão para dentro do prédio da escola muito provavelmente foi o movimento que acontece dos alunos, especialmente a oferta de lanche, que acaba sendo natural. Os estudantes acabaram se adaptando com a presença do animal, uma vez que, de acordo com o depoimento de praticamente todos, ele não atrapalha em nada a rotina escolas.

No ano de 2016, o cachorro Amarelo precisou de uma ajuda da comunidade escolar de uma forma geral, uma vez que teve um problema de saúde. Rapidamente, as pessoas que acabaram se acostumando com o cão circulando pelo espaço se organizaram para recolher o dinheiro necessário para fazer esse pagamento.

Cachorro mora em escola há 16 anos

Como o cachorro está sempre em contato com os alunos da escola, a comunidade se organizou para pagar tratamentos e também vacinas, que são dadas regularmente para o cachorro. “O Amarelo é muito especial pra nós. Ele é o mascote, ele é tudo. Quando ele estava mal, a gente ficou muito mal também”, afirma a estudante Taiele Costa Amaral, do 6º ano.

O cachorro também acabou se tornando presente na vida estudantil dos estudantes, uma vez que ele se tornou até mesmo tema de um concurso entre os alunos, que foram desafiados a fazer o melhor desenho do Amarelo, que acabou sendo homenageado em um dos muros da instituição. Um belo exemplo de como inserir o cuidado aos animais na vida dos estudantes.