Por Rodrigo Duarte
- Atualizado
publicado em Notícias

Os cachorros possuem descendência direta dos lobos, e com isso muitas das suas características ainda são encontradas em animais selvagens. Mas com a domesticação e com a grande aproximação destes cães com os humanos, eles acabaram perdendo diversas destas características, especialmente as que ajudam a sobreviver em situações extremas.

Cachorro fica 16 dias sem comida nos Alpes Italianos e sobrevive

Mesmo assim, alguns cães ainda conseguem evocar seus antepassados e conseguir sair com vida de situações perigosas. Foi o caso de Malice, uma cadela da raça pastor belga de sete anos de idade. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, ela conseguiu sobreviver depois de ficar 16 dias perdidas nos Alpes Italianos, sem comida.

Algo que pode ter ajudado foi o fato de se tratar de um cachorro preparado para enfrentar situações de extrema dificuldade, uma vez que ela costuma ser utilizada pelas equipes locais para resgatar pessoas que desaparecem em desastres como avalanches, por exemplo.

A equipe responsável pelo cachorro afirma que ela acabou se perdendo durante uma das buscas. Com isso, ela revê que enfrentar um longo período longe dos humanos e longe de comida. Como se essas dificuldades não fossem suficientes, a cadela ainda teve que enfrentar uma temperatura abaixo dos 25 graus negativos.

Volkswagen divulga primeira imagem do seu novo SUV de entrada

“Levamos duas semanas para recuperar ela.[Estava] Pele e osso, além de ter perdido todo o tônus muscular, mas ela está de volta”, disse Lucio Trucco, dono da Malice e técnico de resgate em montanhas do Vale de Aosta, em entrevista à ANSA.  

Trucco ainda confirmou que ela nunca havia sumido antes e apostou que a cadela tenha seguido um “odor particular” para ter se afastado da sua casa. O dono da Malice ainda disse que procurou pelo pastor belga por 10 dias e chegou a usar até um helicóptero e um drone durante as buscas, mas não teve nenhum sinal dela.  

A cadela acabou sendo encontrada no caminho de volta para casa. Trucco afirmou que ela fez muita festa quando o viu, mas que estava completamente sem energia. Mesmo assim, ela foi salva e passa bem.