Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Os cães-guias são muito importantes para as pessoas que não enxergam. Geralmente eles passam por um treinamento que permite com que a pessoa seja guiada pelos mais variados locais. Mas o que dizer de um cão-guia que está ajudando outro cão?

Cachorro cego ganha o seu próprio cão-guia

Pois essa história realmente existe e aconteceu com um Golden Retriever. Ao completar 11 anos de idade, ele acabou sendo diagnosticado com um problema de visão, mas especificamente o glaucoma. Com isso, ele acabou perdendo completamente a capacidade de enxergar.

Preocupados com a possibilidade entrar em uma profunda depressão, a família decidiu trazer para casa um amigo, chamado Oko. Trata-se de um outro Golden Retriever, muito parecido com Rao. Ambos acabaram se dando muito bem, e logo Oko percebeu que Rao precisava de ajuda.

Tao passou a ter aulas de adestramento para se adaptar melhor à sua nova condição. Ele sabe reconhecer comandos como quando um outro cão se aproxima. “Ele ama correr e ficar sem coleira. Agora eu tenho que avisá-lo quando há um cachorro se aproximando. Ele para e espera por mim”, explicou Melanie, dona do pet.

Oko e Rao se tornaram inseparáveis, com o primeiro sempre ajudando o segundo no dia a dia, especialmente para que ele acabe não se sentindo perdido e sozinho. Uma história de amor e carinho entre animais!

Confira as fotos dos amigos: