Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Depois de ter trabalhado bastante para ajudar nos resgates das vítimas da tragédia de Brumadinho, o labrador Zeca ganhou uma homenagem, juntamente com a notícia de que, aos 9 anos de idade, vai se aposentar.

Cachorro que ajudou nas buscas em Brumadinho ganha homenagem

O cachorro era parte integrante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e participou de diversas operações de busca e salvamento ao lado dos colegas humanos. A sua última missão acabou sendo justamente na cidade de Brumadinho.

O cachorro ainda passa por alguns tratamentos, mais focados em curar uma série de lesões dermatológicas que acabou sofrendo durante as operações de resgate. Elas foram resultado especialmente do contato que o cachorro teve com os metais e demais resíduos que podiam ser encontrados na barragem durante os 15 dias de trabalho.

A notícia da sua aposentadoria foi dada durante o último sábado, dia 30, juntamente com uma homenagem concedida pelo Kennel Club de Brasília, durante um evento realizado no Clube dos Oficiais da Polícia.

Cachorro que ajudou nas buscas em Brumadinho ganha homenagem

Durante o evento, que contou com a participação de Zeca, seus colegas de trabalho humanos leram o seu currículo, citando diversas operações nas quais o cachorro trabalho no entorno do DF e também em outros estados. Ao final, o cachorro foi agraciado com uma medalha.

“Atualmente o cão está se recuperando das lesões e apto a aposentadoria, visto que cumpriu com nobreza a sua missão dentro do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal“, escreveu a corporação.