Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

A comunicação entre humanos e cachorros geralmente se dá através de um conjunto de sons e movimentos que passam a fazer algum sentido para o pet. Mas o que é possível fazer com a nossa fala também é possível de ser feito se utilizando de outro tipo de linguagem, como é o caso da Libras. E a prova disso está em uma família da cidade de Caxias do Sul, no interior do estado do Rio Grande do Sul.

Cachorra é treinada para entender Libras em família com irmãos surdos

Uma cachorra da raça Pug, chamada Bela, foi treinada para reconhecer uma série de sinais utilizados por dois irmãos que são surdos e que se utilizam da Língua Brasileira de Sinais para se comunicarem. Os irmãos contam com um canal no YouTube e já tornaram a Bela famosa nas redes sociais.

"Minha nora começou a fazer aqui em casa, num fim de semana, o sinal de sentar. Fez para ela [Bela] uma, duas vezes, e botava a mão na bundinha dela, para ela sentar. Começava a dar em troca meia bolachinha para ela... e ela começou aprendendo um pouquinho. Então o primeiro sinal [que ela aprendeu] foi o de sentar", conta a mãe de Tainá e Andrei, Aline Cardoso da Silva, que é intérprete de libras.

Cachorra é treinada para entender Libras em família com irmãos surdos

De acordo com uma reportagem local, Bela está na família há 4 anos já, e vem sendo treinada desde então para reconhecer alguns sinais. Uma das irmãs, chamadas Tainá, conta que a cachorra leva cerca de 3 ou 3 dias para aprender um novo gesto.

E o favorito de Bela não poderia ser outro: o de passear!