Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Diversas grandes cidades no mundo enfrentam problemas com os cães de rua. Enquanto países como os Estados Unidos e alguns localizados no continente Europeu conseguiram resolver os problemas nas grandes cidades com uma série de políticas públicas em relação aos cuidados com cães e gatos, muitos países ainda precisam enfrentar os problemas que surgem a partir desta grande questão relacionada aos animais domésticos que vivem nas ruas.

Bósnia cria projeto para recolher os cães de rua

Recentemente a capital da Bósnia, Saravejo, anunciou um grande projeto com o objetivo de retirar os cães que moram nas ruas. Nos últimos anos a cidade viu aumentar muito a quantidade de animais sem lar que circulam por todos os bairros da cidade. Além disso, muitos destes cães costumam ser agressivos.

O plano de retirada dos animais das ruas está sendo conduzido pelas autoridades locais. Mas as entidades que defendem os direitos dos animais afirmam que o que está sendo feito, até o momento, não terá impacto efetivo.

Cães de rua

De acordo com as informações que foram publicadas pela imprensa local, existem aproximadamente 12 mil cães de rua vivendo em Saravejo. Mas existem outros dados realmente preocupantes em relação a esta população de cães de rua. Um dos mais preocupantes para a saúde pública é a quantidade de pessoas que teriam sido atacadas no último ano pelos cães de rua. Este número teria superado 1000 mil indivíduos, uma taxa considerada alta.

Bósnia cria projeto para recolher os cães de rua

O Ministro do Meio Ambiente do País, Zlatko Petrovic, anunciou que já existem equipes espalhadas pelas ruas da cidade com o objetivo de recolher estes animais. Mas o que realmente está preocupando as entidades de defesa dos direitos dos animais da região é o fato do governo não ter informado o que será feito com estes animais de rua.

Existe uma legislação vigente na cidade que impede a eutanásia nos animais, tanto de parte das pessoas quanto do governo. Mas mesmo assim a cidade está vivendo uma série de denúncias envolvendo a morte de cães de forma misteriosa. Já os abrigos da cidade destinado para recolher e abrigar os cães está lotado.