Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Um aplicativo que promete ser uma espécie de “Tinder” para pets e pessoas que desejam adotar um novo amigo está chegando ao Brasil. Trata-se do PetPonto, um sistema gratuito que tem como principal objetivo conectar ONGs e protetores independentes, com pessoas que possam se tornar possíveis adotantes de pets.

Aplicativo conecta animais abandonados com quem deseja adotar

De acordo com números da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Além disso, cerca de 170 mil animais de estimação atualmente estão em posse de ONGs esperando por um novo lar, fora aqueles que ficam com os chamados protetores independentes, que acabam não entrando nas estatísticas.

Os envolvidos no projeto afirmam que a pandemia acabou piorando uma realidade que já era bastante complicada neste ponto, uma vez que muitas pessoas abandonaram seus animais de estimação por falta d e dinheiro, sem contar naqueles animais que perderam seus humanos para a Covid-19.

Aplicativo conecta animais abandonados com quem deseja adotar

Ao utilizar o aplicativo, de um lado as ONGs realizam o cadastro de cães e gatos disponíveis, de acordo com raça, porte, idade e comportamento. Já do outro do lado do sistema as pessoas que estão procurando por um novo amigo podem criar o seu perfil, fornecendo informações sobre tamanho do imóvel, com quantas pessoas moram, se já têm outros pets e que atividades gostam de fazer. Com isso, o sistema mostra pets que podem acabar se encaixando no que a pessoa procura.

O aplicativo, assim como o Tinder, também se utiliza das informações de geolocalização para que conseguir reunir pessoas e pets. Por isso, os perfis dos usuários sempre serão notificados quando aparecer um novo pet disponível para adoção em um raio de até 10 quilometros. O app também conta com uma vitrine para animais resgatados.