Por Rodrigo Duarte

publicado em Notícias

Ao longo das últimas décadas os pets acabaram conseguindo se consolidar como importantes integrantes da família. Mas, de acordo com uma enquete feita recentemente pela empresa DogHero, o número de pets dentro dos lares brasileiros já é maior do que o número de crianças.

Animais domésticos já superam número de crianças em lares brasileiros

A pesquisa acaba indo ao encontro de dados levantados no último censo do IBGE, de 2018. Os dados revelaram, na época, que o país já tinha mais animais do que crianças nos lares brasileiros, somando 139,3 milhões de bichinhos de estimação. Desses, 54,2 milhões são cães; 39,8 milhões são aves; 23,9 milhões são gatos; 19,1 milhões são peixes e 2,3 milhões são répteis ou pequenos mamíferos, como roedores.

A nova pesquisa, feita pela DogHero, coletou dados ao longo do ano passado e deste ano, com informações de dados demográficos e comportamentais de 1,5 mil brasileiros que possuem animais dentro de casa.

A maior parte dos pets que atualmente moram com famílias brasileiras foram adotados (46%). Além disso, 78% das pessoas afirmaram que consideram e tratam o seu pet como se fosse um filho, sendo que o número aumenta consideravelmente entre as pessoas que pertencem as gerações X e Y, que atualmente possuem entre 30 e 45 anos.

Animais domésticos já superam número de crianças em lares brasileiros

36% das pessoas afirmam que os pets costumam dormir no mesmo quarto onde humanos dormem, sendo que deste total 30% afirma que eles dormem na mesma cama. 59% dos donos de pets afirmaram que preferem passar o sábado a noite em casa, na companhia dos seus animais de estimação.

Outra informação importante que acabou aparecendo na enquete é em relação a forma como os donos de pets escolhem seus parceiros humanos. Gostar de pets também acabou aparecendo como principal pré-requisito para 86% dos entrevistados na hora de escolher outra pessoa para namorar ou manter um relacionamento mais estável.

Mesmo que outras pesquisas mostrem o aumento no interesse das pessoas por gatos, os cães apareceram na enquete da DogHero como favoritos de 8 em cada 10 entrevistados.