Passar um bom tempo ao lado dos cachorros e dos gatos pode ser muito bom para a saúde. De acordo com uma pesquisa recente feita na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, cerca de 10 minutos acariciando cães e gatos pode acabar reduzindo consideravelmente os níveis de cortisol no organismo das pessoas e, consequentemente, os níveis de estresse.

10 minutos de carinho em gatos em cachorros reduz estresse nos humanos

"Nós já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experimentar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado. “O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o estresse de uma maneira menos subjetiva. E foi isso, o que é empolgante porque a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

De acordo com os detalhes que foram divulgados junto com a pesquisa, o estudo contou com uma participação de 249 alunos d apropria instituição, que foram divididos em 4 grupos. De acordo com os cientistas, essa é a primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, e não em um ambiente de laboratório.

10 minutos de carinho em gatos em cachorros reduz estresse nos humanos

Agora, a mesma equipe anunciou que está examinando o impacto de um programa de prevenção de estresse de quatro semanas com a companha dos animais. Já foram levantados alguns resultados preliminares, e os cientistas afirmam eu eles são muito positivos. A equipe espera publicar um novo artigo até o final deste ano sobre o assunto.