Por
publicado em Doenças
Um dos grandes problemas que os cães enfrentam, e consequentemente os donos também, é a ação de parasitas como o carrapato. Existe uma grande quantidade de produtos hoje no mercado que prometem combater este problema, mas em determinadas localidades não é uma tarefa nada fácil.
Dentre as diversas doenças que podem ser transmitidas para o cão pela ação do carrapato é chamada de Doença de Lyme. Trata-se de uma doença que não nada incomum, mas também pode trazer sérios riscos para a vida dos cães, por isso merece a atenção dos donos.
O que é a doença de Lyme?
A chamada doença de Lyme é causada por uma bactéria que se chama Borrelia burgdorferi. E a principal forma de transmissão desta doença acaba sendo justamente a mordida dos carrapatos. Logo depois da picada a bactéria já começa a invadir as células do animal, sendo os tecidos as próximas vítimas dos animais.
Na grande maioria dos casos o sistema imunológico dos cães consegue esboçar alguma reação, mas o grande problema é que nem sempre esta reação consegue ser forte o suficiente para conseguir parar a infecção, e desta forma o cão segue sofrendo com os problemas causados pelas células.
Principais sintomas da doença de Lyme
A doença de Lyme pode causar uma série de problemas na saúde do seu cão. Ela pode desenvolver uma artrite e até quadros graves de encefalite, quando no caso a infecção consegue chegar até o cérebro. Quando chega neste ponto o animal geralmente morre, por isso a doença realmente precisa ser tratada com uma certa urgência.
Mas os primeiros sintomas que o cão pode apresentar quando está com a doença são comuns e podem ser confundidos com outros problemas também. Febre e vômitos são alguns deles. Depois disso o cão costuma apresentar anorexia e também uma sonolência exagerada, acompanhada de uma perda de peso.
Diagnóstico e tratamento da doença de Lyme
O diagnóstico da doença deve ser feito sempre por um veterinário de confiança assim que o dono perceber qualquer um dos sintomas citados acima. O veterinário vai observar o comportamento do cão, se ele apresenta inflamações nas articulações, e fará outros tipos de exames que poderão auxiliar na constatação da doença.
O tratamento é feito com medicamentos específicos.