Fofuxo.com

Síndrome Urológica Felina – Saiba mais sobre a doença

Problemas relacionados com ao sistema urinário de gatos são bastante comuns. Saiba mais sobre o tratamento e como evitar.

Os gatos nem sempre conseguem se dar bem com o seu trato urinário. E um dos principais motivos para que o gato não consiga, em muitos casos, urinar como deveria é o fato dele também não tomar tantos líquido quanto deveria para manter o seu organismo saudável.

Síndrome Urológica Felina – Saiba mais sobre a doença

Um do problemas mais comuns enfrentados pelo nosso amigo felino é chamado de Síndrome Urológica Felina, ou basicamente conhecida como SUF. Trata-se de uma doença que pode ser desencadeada pelos mais diversos motivos, mas que geralmente acaba sendo detectada nos felinos machos e adultos. Mas as fêmeas também podem apresentar a doença.

Trata-se de uma doença que pode se tornar bastante perigosa se não for dada a devida atenção, mas também é um problema que pode ser resolvido de forma tranquila apenas com o tratamento recomendado pelos veterinários. Mesmo assim, é muito importante que os donos fiquem atentos aos principais sintomas da doença para conseguir levar o seu gato ao veterinário sem perda de tempo.

Sintomas da SUF

O principal sintoma da doença é uma dificuldade imensa que o gato sente na hora de urinar.  Geralmente ele começa a fazer diversas tentativas sem sucesso e muitos deles acabam esquecendo de fazer suas necessidades na caixinha, já que passam a urinar o tempo todo mas em pequenas quantidades. Além disso, os gatos também costuma sentir dor na hora de urinar.

Um outro indício da doença é a presença de sangue na urina. Por isso, assim que o dono observar uma mudança no comportamento dos felinos, é importante observar se existe algum indicio de sangue na pouca urina que acaba sendo eliminada pelos gatos.

Quando a doença está em um estágio mais avançado o gato acaba apresentando falta de apetite, depressão e vômitos. Nos casos mais graves os gatos simplesmente não conseguem mais urinar, e neste caso o único caminho é a cirurgia.

Causas do surgimento da doença

Nos gatos não existe uma determinada prática ou comportamento que seja definitivo para o surgimento da SUF. Geralmente os gatos apresentam um conjunto motivos que leva ao surgimento da doença. Na grande maioria dos casos o problema está relacionado com a falta de ingestão de líquidos. O ideal sempre é tentar manter o seu gato bem hidratado.

Mas existem algumas outras causas do problema, com a falta de atividades físicas e, por consequência, a obesidade, ou ainda a idade avançada. Existem também alguns agentes externos que podem abrir o caminho para o surgimento da doença, como estresse, bactérias e vírus que podem se espalhar pelo ambiente.

Tratamento para SUF

O tratamento da SUF geralmente é feito com a administração de antibióticos e anti-inflamatórios prescritos por veterinários, mas isso sempre vai depender do estágio da doença. Nos casos mais graves, será necessário realizar uma cirurgia. 

Postado em .


Pela Web

Comentários