Fofuxo.com

Saiba como tratar o Politraumatismo em cachorros

O politraumatismo é um problema que compromete mais de um segmento do corpo do cão, onde ele pode ter traumas expostos ou não.

Poucos humanos sabem, mas o politraumatismo em cães é uma situação bastante comum nas clínicas veterinárias. Mesmo assim poucos conhecem a gravidade deste tipo de trauma, que consiste basicamente em múltiplas lesões orgânicas geradas por um mesmo acidente, com pelo menos uma delas que pode gerar risco de vida.

Saiba como tratar o Politraumatismo em cachorros

Esta é uma situação onde existe um comprometimento de mais de um segmento do corpo. Nesta situação o cão apresenta muitos traumas que poderão ser desde fraturas expostas ou internas, infelizmente muitos animais não aguentam a gravidade do problema e morrem.

Qual o risco do politraumatismo nos cães?

Para especialistas esta condição médica é um grande desafio, pois o problema pode ser um conjunto de vários. No politraumatismo canino temos lesões de vários tipos, as lesões consideradas mais frequentes encontradas nestes processos são lesões torácicas, seguidas de abdominais, de extremidades e ainda podem ocorrer lesões na cabeça.

Saiba como tratar o Politraumatismo em cachorros

Os cães que sofrem politraumatismos poderão não apresentar nenhum tipo de disfunção séria a olho nu nas primeiras horas ou dias depois do acidente, com isto os tutores não buscam por ajuda e quando os sinais são evidentes, já é tarde demais para o cão.

Principais causas do politraumatismo canino

Não é nada complicado imaginar um cão sofrer de politraumatismo, para que ele apresente fraturas por todo o corpo, é importante que o impacto seja forte. Causas comuns desta situação são acidentes de carro, quedas de lugares altos, espancamentos e até mesmo as brigas com outros animais.

Os cães possuem um grande nível de energia, e por isso se fazem mais ativos, automaticamente correm riscos maiores de passar por esta situação. Os cães machos não castrados são a maioria devido a estes traumas, a situação ocorre devido ao nível de agressividade que é maior em animais desta característica.

Postado em .


Pela Web

Comentários