A miíase é um problema relativamente comum na vida dos cães, especialmente entre aqueles que passam muito tempo na rua, mesmo que seja no pátio de casa. Popularmente ela é chamada de bicheira, o problema também acaba se tornando mais comum durante os meses mais quentes do ano.

Saiba como prevenir e tratar a bicheira nos cães

Locais que contam com uma grande quantidade de moscas acabam se tornando o ambiente ideal para o surgimento dos problemas nos animais. Isso acontece porque os ovos das larvas que acabam se alimentando do tecido dos animais são transportados justamente por estes insetos.

A mosca do tipo varejeira, que são aquelas maiores que as moscas comuns, geralmente pousam e depositam os ovos em lugares que tenham feridas abertas nos cães. Quando as larvas nascem, elas acabam se alimentando de todo o tecido que está por ali, fazendo que as feridas acabem se tornando maiores, o que abre as portas para uma série de outros problemas. Além disso, caso a bicheira fique muito tempo sem tratamento, pode acabar se espalhando pelo resto do corpo.

Como prevenir

Saiba como prevenir e tratar a bicheira nos cães

Para evitar e prevenir o surgimento deste tipo de problema nas vidas dos animais domésticos, especialmente os cães, é preciso manter a pele do cachorro sempre limpa. Nunca deixar acumular as fezes dos cães nos pátios também é importantes, pois isso acaba atraindo as moscas varejeiras.

Qualquer tipo de ferida em cachorros deve ser tratada rapidamente. Todos os dais o local deve ser limpo. Dependendo do tipo de ferida, também pode ser recomendado fechar com um curativo. Uma dica interessante é borrifar óleo de citronela sobre a pelagem do cachorro também pode ajudar a evitar insetos.

Como tratar

Os cães com bicheira devem ser levados rapidamente ao veterinário para os procedimentos necessários para remover as larvas. O veterinário deverá realizar a remoção e a limpeza da ferida, depois disso deixar tudo bem limpo. Em determinados casos, poderá ser preciso a utilização de algum tipo de medicamento para controlar a infestação.