Algo que realmente incomoda qualquer pessoa é perceber, geralmente ao acordar, que está com um terçol. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o terçol também pode aparecer no olho do cachorro. Apesar de ser algo, na grande maioria dos casos, simples, o terçol quando surge acompanhado de outros sintomas pode trazer alguns riscos para os cães.

Saiba mais sobre terçol em cães

De uma forma geral, o terçol se apresenta no olho do cachorro de uma forma bastante parecida com a forma em que ele se apresenta nos humanos. Trata-se geralmente de uma pequena esfera vermelha inflamada, que faz com que a região fique inchada e dolorida. E isso pode acabar prejudicando a visão durante um breve período.

Motivos de atenção

Quando o terçol aparece sozinho no olho do pet, trata-se realmente de um problema simples de ser resolvidos. Mas é importante ficar atento com outros sintomas que também podem aparecer juntos, tais como perda da pigmentação desta área do corpo, escoriações, presença de secreção mucosa ou de pus ao redor dos olhos, visão turva e inflamação na córnea.

Nestes casos, é fundamental procurar um médico veterinário imediatamente.

Dicas para aliviar os sintomas

Saiba mais sobre terçol em cães

Existem algumas dicas caseiras que podem ajudar a aliviar os sintomas do terçol, como coceira e dor na região do olho atingido. A primeira medida é utilizar o colar elisabetano para evitar que o animal coce de forma descontrolada o terçol.

Além disso, uma compressa de água quente, quando aplicada na região, pode aliviar consideravelmente os sintomas. Também é possível fazer compressas com chá de semente de coentro, chá de camomila ou ainda cúrcuma.