Fofuxo.com

Saiba identificar doenças renais em pets idosos

Gatos costumam ser maiores vítimas deste problema de saúde.

Na medida em que os pets vão ficando com uma certa idade, algumas doenças se tornam mais comuns, assim como acontece com os humanos. As doenças renais, por exemplo, costumam ser mais comuns em cachorros e gatos a partir dos seus 7 anos de idade. Dentre os pets mais populares, os gatos são aqueles que costumam sofrer mais com este tipo de problema.

Saiba identificar doenças renais em pets idosos

De acordo com os especialistas, os problemas estão especialmente relacionados aos milhares de néfrons, estruturas responsáveis pela filtração e formação da urina, a menos que os gatos acabam tendo em relação aos cães. Por isso, o recomendado em relação aos felinos depois de uma certa idade é realizar alguns exames que permitam com que estas doenças possam ser diagnosticadas.

Existem alguns sintomas que precisam despertar a atenção dos donos, tais como:

  •     Aumento na ingestão de água
  •     Perda de peso
  •     Apatia
  •     Mau hálito
  •     Falha na pelagem
  •     Vômito

Assim que estes sintomas aparecerem, o mais recomendado é levar o pet diretamente para uma consulta no veterinário, que vai fazer uma série de exames para saber se realmente os problemas são renais.

Saiba identificar doenças renais em pets idosos

Caso a doença seja diagnosticada, na grande maioria dos casos o tratamento pode ser feito com a administração de remédios antibióticos. Mas como alguns destes medicamentos são fortes, realmente é importante que os donos fiquem atentos as reações que os animais podem ter posteriormente.

Além do tratamento que é feito com o remédio, é importante que os donos tomem algumas outras atitudes para evitar maiores complicações. Uma das principais medidas que devem ser tomadas em relação as doenças renais é a troca de ração.

Também é possível tomar algumas atitudes para ajudar a evitar os problemas. Quanto mais água o gato tomar, melhor. Neste caso, o estímulo pode ser feito com a compra de uma fonte, uma vez que os gatos gostam muito de beber água corrente. Além disso, as rações úmidas também podem ajudar a manter a ingestão de líquidos em dia.

Postado em .


Pela Web

Comentários