É comum que os animais possam ter vermes mesmo que você não visualize a mínima evidência disto, as lombrigas possuem vários centímetros de comprimento, e parecem um espaguete podendo serem vistos em fezes, ou vômito dos animais infectados, mas normalmente você não os verá.

Como saber se o gato está com vermes?

Os ancilóstomos e vermes nematódeos são bastante pequenos, e praticamente impossível de serem visualizados em fezes ou mesmo vômitos.

Já os segmentos de tênia poderão ser vistos, eles parecem inclusive com segmentos retangulares que podem se movimentar ao redor da área anal do animal, ou aparecem como arroz branco, ou sementes de pepino no entorno do ânus.

De forma bastante básica, com exceção a tênia, a melhor forma de diagnosticar estes problemas com vermes em animais de estimação é procurar fazer exame de fezes, estes que são realizados exclusivamente pelo seu veterinário. Em exames fecais, é possível procurar por ovos de vermes no microscópio. Os ovos não estão sempre presentes em fezes, mas mesmo assim o animal poderá estar com vermes. Por este motivo a desparasitação regular é realizada, mesmo em que evidências de vermes não estejam presentes.

Os exames considerados fecais deverão ser realizados de forma regular para detectar a presença de espécies de vermes que são parasitas, e que não podem ser mortos por nossos parasiticidas normais.

Veja alguns sintomas que podem indicar vermes em seu felino

Situações como por exemplo alterações de pelagem do gato, onde o pelo normalmente é vistoso, e aparece desbotada ou desajeitada, gengivas também podem indicar vermes, se ela estiver pálida ou branca pode ser sinal de anemia, sintoma que pode ser gerado por parasitas.

Como saber se o gato está com vermes?

Examinar as fezes também é interessante, se elas estiverem escuras ou com cor de alcatrão, é possível contar com a presença de sangue, se esse for o caso, é um sinal de necatoríase, que é uma doença parasitária que é causada por vermes que se fixam nas paredes do intestino delgado e geram até mesmo sangramento.

Procure sinais de vômitos

Mesmo que possam ser comuns este tipo de situação em gatos, vomitar frequentemente poderá indicar uma presença de vermes, ou ainda algum outro tipo de problema de saúde. Os vermes geram vômito quando bloqueiam o esôfago do animal, ou ainda geram irritação no estômago.

Além disto, durante as refeições, é interessante visualizar se o animal come muito ou pouco, isso ocorre por conta de vermes que podem causar queimação de estômago e até mesmo infestação no intestino do animal.