Fofuxo.com

Projeto na web mostra principais doenças por raça de cachorro

Site foi criado a partir de um grande estudo que teve o seu resultado divulgado em abril de 2018

Muitos donos de cães, no momento em que eles estão escolhendo uma determinada raça, acabam tendo medo de ter um cachorro que seja propenso a ter uma grande quantidade e variedade de doenças. Cachorros que são de raça mais puras costumam ter mais doenças do que os misturados, em função das questões genéticas relacionadas aos cruzamentos.

Projeto na web mostra principais doenças por raça de cachorro

Isso não significa que todos os cães terão as doenças da sua raça, mas também acaba se tornando um indício de que aquele cachorro esteja mais propenso a desenvolver determinados tipos de problemas.

Pensando em ajudar os donos de cães, foi colocado no ar um site chamado “My Breed Data” , que apresenta as doenças mais comuns que um cachorro pode ter, de acordo com sua raça.

O site nasceu a partir de um trabalho publicado em abril de 2018 na plataforma acadêmica sem fins lucrativos Plos One buscou colocar esse conceito à prova. Cientistas analisaram o DNA de 18.102 cachorros representantes de 230 raças “puras”, e o de 83.220 viralatas.

O site permite que as pessoas pesquisem por nomes da raça ou então pesquisar pelos nomes das doenças.

Pesquisa

Projeto na web mostra principais doenças por raça de cachorro

O estudo demonstrou que cerca de 2 em cada 5 cachorros carregam pelo menos uma cópia de um gene responsável pelo desenvolvimento de doenças. Entre os cães viralatas, 40% carregam pelo menos um gene recessivo responsável por doenças.

Entre os cães de raça, 28% carregam pelo menos um gene do tipo. Por outro lado, cerca de 2% dos cães viralatas correm risco de desenvolver essas doenças. E 5% dos cães de raça sofrem esse risco.

Quando os cães acabam cruzando com raças semelhantes, o risco de encontro entre cargas genéticas que são similares acaba sendo muito maior, sendo exatamente essa explicação para o fato dos cães de raça terem amis doenças.

Postado em .


Pela Web

Comentários