Fofuxo.com

Periodontite Canina

Saiba mais sobre esta doença que ataca dentes e gengivas do cães.

Existe uma história que é conhecida entre os donos de cães e que fala que os cachorros não precisam de cuidados dentários, basta apenas dar um bom osso para que eles consigam manter a higiene bucal. Na verdade, os atuais cães domésticos, que estão cada vez menos acostumados com os hábitos dos seus ancestrais, precisam sim de cuidados de parte dos seus donos em relação aos seus dentes e gengivas.

Periodontite Canina

Um dos problemas mais frequentes na boca dos animais é uma doença conhecida como Periodontite, que é uma inflamação que acontece nas estruturas que suportam os dentes, as gengivas e também em outras partes da boca do animal.

A doença é causada basicamente por uma infestação de bactérias que se alojam e que acabam formando a placa bacteriana e o tártaro

Saiba mais sobre esta doença:

Causas da Periodontite

Como explicado anteriormente, a causa do surgimento da doença propriamente dita é a proliferação de bactérias na boca do animal. Mas existem alguns fatores que acabam ajudando na criação de um cenário mais propício para que estas bactérias acabam surgindo.

Um deles é a idade do animal, já que quanto mais velho ele fica, maior é a chance de que ele desenvolva a doença.

A comida em sí também pode ajudar, mas apenas quando os animais não passam pelos tratamentos bucais necessários. Mas alguns tipos de rações, especialmente as pastosas ou úmidas, acabam facilitando o surgimento deste tipo de doença.

Os brinquedos que os animais utilizam para roer também podem causar este tipo de problema.

Principais sintomas

Periodontite CaninaOs cães acabam apresentando um mau hálito forte na boca, sendo este um dos primeiros sintomas que podem ser percebidos da Periodontite. Além disso os animais podem começar a desenvolver dificuldades na hora de comer, roer ou mastigar.

Quando a doença já está um pouco mais desenvolvida o animal passa a ter pouco apetite e apresentar depressão ou irritabilidade. Além disso, podem começar a aparecer sangue nas gengivas dos animais pequenos machucados.

Quando a Periodontite está em um estágio mais avançado o animal passa a sofrer com perdas de dentes e pus em volta dos dentes do cão.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser feito por um veterinário qualificado, de preferência com algum tipo de especialização nas doenças relacionadas a boca dos animais. Ele poderá fazer um exame mais aprofundado em toda a região da boca do cão para saber o que está acontecendo.

Caso a doença seja confirmada, existem tratamentos próprios para o problema que pode envolver limpeza de dentes e gengivas e medicamento para controlar a infecção. 

Postado em .


Pela Web

Comentários