Foram divulgados nesta semana as informações referentes a um novo estudo publicado no periódico científico New England of Medicine em que pesquisadores da China e dos Estados Unidos afirmam que gatos podem transmitir a Covid-19 para outros felinos. A pesquisa também afirma o que já tinha sido constatado em outros momentos, que gatos realmente podem ser contaminados.

Novo estudo afirma que gatos podem transmitir Covid-19 para outros gatos

De acordo com as informações que constam no periódico científico, os pesquisadores conseguiriam administrar o vírus, isolado a partir de humano contaminado pelo coronamvírus, para três gatos. No dia seguinte, dois dos animais estavam contaminados. Após três dias, todos eles estavam infectados pelo vírus.

Seguindo a pesquisa, no dia seguinte os pesquisadores colocaram um gatão saudável nas jaulas individuais dos três gatos infectados em laboratório. Em seis dias, todos os seis gatos tinham sido infectados pelo novo coronavírus, o que, de acordo com a pesquisa, comprovaria a transmissão do coronavírus entre os gatos.

Novo estudo afirma que gatos podem transmitir Covid-19 para outros gatos

Os cientistas afirmaram também que o vírus que contaminou os gatos não foi letal. Portanto, os gatos conseguiram ficar saudáveis depois de alguns dias dos experimentos que foram conduzidos. “Isso foi uma grande descoberta para nós, os gatos não apresentaram sintomas”, afirmou Yoshihiro Kawaoka, professor de ciências patológicas na Universidade de Wisconsin, que liderou o estudo.

Outros casos de gatos contaminados acabaram sendo confirmados em outros locais do mundo. O primeiro caso de um felino com coronavírus foi identificado na Bélgica. Leões e Tigres também já foram confirmados como animais que podem acabar sendo infectados pelo novo coronavírus.