Muitos donos de cachorros podem perceber o surgimento de uma série de bolinhas espalhadas por determinadas partes do corpo dos cães, especialmente quando eles ainda são filhotes. Na grande maioria dos casos os donos acabam deixando passar, uma vez que elas parecem simples espinhas ou um tipo de alergia.

Impetigo: Conheça melhor essa doença que costuma atacar cães filhotes

Mas, em alguns casos, este pode ser o sintoma de uma doença chamada Impetigo. A doença surge basicamente de uma infecção bacteriana, que costuma atacar os cachorros entre três meses de idade até um ano. Não é considerada como uma doença grave, mas pode acabar se tornando uma enfermidade que trará bastante desconforto para os pets.

Principais sintomas

A principal forma de identificar essa doença realmente é verificar a presença destas pequenas erupções que se espalham pelo corpo. As bolinhas realmente parecem bastante com espinhas, uma vez que elas ficam primeiramente vermelhas, depois podem acabar estourando e apresentam posteriormente uma crosta amarelada.

Impetigo: Conheça melhor essa doença que costuma atacar cães filhotes

Os locais onde elas costumam aparecer com mais frequência são na barriga, e também parte da coxa, que geralmente são os locais onde os animais acabam não apresentando uma grande quantidade de pelos.

Tratamento

Os primeiros passos para o tratamento do animal que possui esta doença é o banho. O recomendado é usar clorexidina 2% que deve substituir os xampus convencionais que geralmente são utilizados para dar banho nos pets. No caso da doença, o recomendado é que os donos deem até três banhos na mesma semana.

É importante ter cuidado na hora do banho, pois as bolinhas podem acabar irritando e machucando o animal. Caso os sintomas persistam, é recomendado levar o cachorro para um veterinário, que poderá acabar indicando algum tipo de antibiótico para o cão.