Diarreia é um problema de saúde que pode ser bem frequente no dia a dia de alguns cachorros. Em alguns casos, a diarreia pode indicar apenas alguma coisa que o cachorro comeu que não lhe fez muito bem naquela hora. Mas existem casos que a diarreia pode indicar um problema de saúde muito mais grave, que realmente vai exigir uma atenção.

Diarreia em cães: confira algumas receitas naturais para aliviar o problema

O primeiro passo do tutor é levar o cachorro para um veterinário, para que seja feito um diagnóstico mais completo sobre o caso. Se o profissional eliminar qualquer tipo de doença mais séria, a diarreia pode ser apenas um problema passageiro. Existem diversas possíveis causas da diarreia:

  • Reação alérgica;
  • Doenças intestinais;
  • Parasitas internos;
  • Alimentos em mau estado;
  • Materiais não comestíveis;
  • Mudanças na alimentação;
  • Estresse

Quando o cachorro está devidamente vacinado, desverminado e sem qualquer doença séria dignosticada, a diarreia pode ser tratada de uma forma mais caseira, com alguns remédios que podem ser feitos inclusive com ingredientes que podem ser encontrados em casa. Mas, vale lembrar, que é importante tratar a diarreia para evitar que o cachorro sofra com desidratação, por exemplo.

Confira algumas receitas caseiras que podem ser feitas para tratar diarreia canina:

Água de arroz

Diarreia em cães: confira algumas receitas naturais para aliviar o problema

A água de arroz é interessante para combater a diarreia, pois ajuda a normalizar o trânsito intestinal. Ela deve ser oferecida sempre depois e um período de jejum. Para a preparação, você precisa apenas de arroz branco redondo e de água. Você deve usar esse arroz porque ele possui um alto conteúdo em amido.

É necessária uma parte de arroz por cada três partes de água. Isto quer dizer que para cada xícara de arroz, você vai precisar de 3 xícaras de água. Não adicione sal.

Alimentação holística

Existem alguns itens interessantes de alimentação que podem ajudar a controlar a diarreia do cachorro, como sementes de chia e banana-da-terra ou banana-nanica. As sementes de chia possuem fibra e a banana possuem propriedades antimicrobianas.