Fofuxo.com

Diagnóstico precoce do câncer aumenta chance de curas em animais

Especialistas afirmam que as chances são de 50% a mais de cura para os problemas de cães e gatos.

Hoje em dia os animais estão vivendo cada vez mais, para alegria dos seus donos que estão querendo prolongar a vida dos animais para ficarem mais tempo em companhia da família ou do seu único dono. Mas isso também acaba favorecendo o surgimento de algumas doenças que eram comuns apenas em humanos, como é o caso do câncer.

Diagnóstico precoce do câncer aumenta chance de curas em animais

De acordo com uma pesquisa que foi feita recentemente nos Estados Unidos, são identificados por ano 6 milhões de casos envolvendo o surgimento de câncer em animais. Aqui no Brasil ainda não existem levantamentos sobre o assunto. Mas uma coisa tanto os norte-americanos quanto os brasileiros concordam, quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance do animal se curar.

Ações para combater

Os brasileiros estão de olho no aumento do surgimento deste tipo de doença nos animais, e para isso resolveu criar algumas medidas para conseguir aumentar a eficácia dos atendimentos. O Conselho Federal de Medicina Veterinária autorizou recentemente a Associação Brasileira de Oncologia Veterinária a conceder um título especial, de especialista em oncologia, para veterinários que se especializarem.

Assim, espera-se que estes profissionais consigam detectar mais cedo o surgimento destes problemas nos nossos animais de estimação.

Os donos devem ter mais cuidado especialmente com as fêmeas, já que é grande o índice de surgimento de câncer de mamã e também nos ovários. O problema dos ovários geralmente se resolve quando as cadelas passam pelo processo de castração, muito recomendado para precaver o surgimento do câncer. Mas o de mama já é um pouco mais complicado.

Sintomas

Alguns sintomas podem ser percebidos e podem acabar se transformando em um motivo para fazer uma visita ao veterinário. Antes de mais nada é necessário ficar de olho em possíveis caroços que surgem na pele do animal. Além disso, qualquer tipo de ferida que fique por muito tempo aberta, sem cicatrizar, pode ser mais um sinal de que alguma coisa pode estar errada.

Outros sinais que também podem indicar o surgimento de algum tipo de câncer no animal são: prostração, falta de apetite, vômitos, emagrecimento sem motivo e aumento de peso. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários