Por
publicado em Doenças
A Síndrome Urológica Felina, que também costuma ser chamada apenas pela sigla SUF, é considerada como uma doença relativamente comum que surge nos gatos e que pode acabar comprometendo a saúde dos felinos de uma forma agressiva. Em alguns casos, quando não tratada da forma correta, pode levar ao óbito em poucos dias.
Os principais sinais do surgimento do problema estão diretamente relacionada a urina dos gatos. Muitos costumam apresenta sanguina urina. Eles também costumam aumentar a quantidade de vezes que fazem xixi ao longo do dia, e não são poucos aqueles que passam a fazer suas necessidades em locais diferentes da caixa de areia.
Dentre os principais fatores que acabam contribuindo para o surgimento da doença estão falta de atividades físicas, obesidade, uma dieta muito seca, falta de hidratação constante e idade avançada. Os gatos machos também estão mais propícios a desenvolver a doença, em virtude do formato da sua uretra.
Confira os principais sintomas da SUF:
- Urina frequente e em pouca quantidade;
- Dificuldade e dor ao urinar;
- Mudanças de comportamento: o gato passa a fazer xixi em locais inapropriados, mesmo já contando com um local específico para isso;
- Dor e desconforto na região abdominal;
- Vestígios de sangue na urina do animal (hematúria);
- Falta de apetite;
- Depressão;
- Vômitos;
- Anúria: o animal para de urinar por completo;
Assim que o dono ou responsáveis pelos felinos identificarem um ou mais dos sintomas acima, a recomendação é levar imediatamente para um veterinário, que vai fazer uma avaliação completa do estado de saúde do gato. Caso seja detectado o problema, o profissional deverá retirar a urina presa na bexiga do felino, e posteriormente iniciar um tratamento que geralmente é feito com antibiótico e anti-inflamatórios.