Fofuxo.com

Conheça as doenças mais comuns em pets durante o outono

Os espirros, nariz escorrendo e tosse podem ser sinais de doenças respiratórias também nos pets.

Chega aos poucos as temperaturas mais frias, e então o inverno, e os animais de estimação ficam mais sensíveis a problemas de saúde, entre eles gripes e resfriados, reagindo de diversas formas as mudanças repentinas de temperatura. Para que possam controlar estes sintomas, são necessários alguns cuidados especiais com cães e gatos durante esta época do ano.

Conheça as doenças mais comuns em pets durante o outono

Já é comprovado que o clima mais frio e seco favorece o aparecimento de gripes, e facilmente esta é transmitida por meio de tosse e espirro. Com os cães não é diferente, a tosse dos canis ou gripe canina é um problema comum e que afeta cães de diversas idades, ocasionando a inflamação do sistema respiratório.

Como ocorre a transmissão da doença?

A doença é transmitida de forma frequente em lugares onde ocorre a aglomeração e muitos animais, como parques, praças, canis, hotéis para cães, abrigos e lojas de animais. O sintoma principal é a tosse seca que piora com exercícios físicos, agitação ou por pressão da coleira. Outros sintomas como a secreção nasal, falta de apetite e febre poderão ser indícios de quadros graves de gripe canina.

Conheça as doenças mais comuns em pets durante o outono

Procure evitar tosar a pele dos cães caso ocorra este tipo de situação, e deixe os pelos compridos, o que é uma das ações a serem tomadas, os cães de pelagem mais curta deverão utilizar roupa. Outra situação importante é a diminuição da frequência de banhos e a utilização de água morna nos mesmos.

Para evitar também irritações e reações adversas, xampus devem ser compatíveis com a pele dos animais e com ativos que ofereçam secagem rápida dos pelos que podem auxiliar nesta situação. Quanto mais qualidade de vida os cães e gatos tiverem, melhor, e imunizar os cães com vacinação e atentar para simples cuidados no dia a dia farão toda a diferença na vida do seu cãozinho.

Postado em .


Pela Web

Comentários