Por
publicado em Doenças
Muitas situações podem envolver a queda de pelos nos gatos, e algumas delas podem ser consideradas normais, outras por sua vez, poderão indicar que uma doença grave está presente no momento no felino.
São diversas as situações que podem ajudar a compreender porque o diagnóstico rápido da doença pode ser algo difícil, e vários testes de diagnósticos precisam ser realizados. Com isto, as condições mais comuns que geram a perda de pelo iremos citar em seguida.
Conheça algumas doenças que fazem seu gato perder pelos
Dermatite de contato alérgica e irritante
Esta éu ma reação alérgica após o felino ter exposição de medicamentos antibióticos, borracha, lã, plásticos, produtos químicos, tapetes desinfetados ou inflamações geradas por substâncias irritantes.
Entre os principais sintomas temos a pele vermelha e pequenas saliências ou bolhas em áreas da pele que tiverem uma pelagem escassa e exposta de forma direta á substância e que são vulneráveis, gerando queda de pelos.
Para esta situação, o tratamento mais indicado é limitar a exposição aos alérgenos ou contato irritante ao meio ambiente do gato.
Alopecia areata
Antigamente, se pensava que esta era uma condição autoimune, mas atualmente esta é uma situação que vem sendo estudada.
Como principais sintomas temos a perda de cabelos em certas partes, em especial na cabeça, no pescoço, e corpo sem coceira.
Para o tratamento será indicado exames microscópicos e biópsia, normalmente a doença se recupera de forma espontânea.
Hipotricose Congênita
Nesta situação temos uma perda de pelos congênita.
Os gatinhos que nascem com esta condição, de pouco pelo ou nenhum, podem ter este problema, alguns ocorrem situações de cair os pelos com quatro meses de idade.
Para o tratamento é feito um exame físico e biópsia.
A recuperação ocorre de forma gradativa e dependerá do tratamento e alimentação deste felino.