Se você pensa que apenas os humanos sofrem com problemas de visão, está bem enganado, já que os animais de estimação poderão facilmente ter alguns problemas relacionados á retina, as lentes e as córneas.

Confira algumas das principais doenças oculares dos cães

Para que se possa descobrir tudo isto, existem muitos dos exames específicos que são realizados por veterinários especialistas. A grande maioria dos testes poderão ser realizados para se evitar que o seu animal de estimação venha a desenvolver complicações mais graves, estas inclusive que podem o levar á cegueira.

Os defeitos anatômicos e as influências externas poderão provocar uma série de doenças na visão dos bichinhos, os olhos dos cães são frágeis e qualquer tipo de dano pode ser algo irreversível. Entre os problemas mais comuns relacionados aos cães temos os olhos secos, as úlceras na córnea e as alterações de pálpebras dos bichos.

As doenças oculares nos cães

Confira algumas das principais doenças oculares dos cães

Existem algumas raças que são consideradas mais propensas do que outros tipos de contaminações oculares. Entre estas podemos citar o Shar Pei, Fila e Chow Chow. Os cães por sua vez da raça Pug sofrem com olhos secos, já o Shih-tzu acabam por apresentar alterações de pálpebra.

Existem também algumas doenças que são relacionadas á velhice, entre os cães que possuem este tipo de problema podemos citar os poodle e os Cocker que são predispostos a desenvolverem doenças como as cataratas.

Quando buscar ajuda?

Doenças nos olhos dos pets poderão levar ao animalzinho de estimação á morte, em especial nas situações de infecções. Ao se tratar de úlceras, a doença acaba gerando muitas dores, e por este motivo os tutores precisam ficar atentos e a um menor sinal de problemas, a busca por um especialista em oftalmologia animal deve ser levada em conta.

Apesar de parecer triste, animais que não possuem visão sofrem menos do que humanos nesta situação, devido ao seu tato e faro que são muito bem desenvolvidos.