Fofuxo.com

Brucelose – Entenda mais sobre esta doença

Problema pode causar aborto e também infertilidade nos cães.

A Brucelose é uma doenças considerada relativamente comum entre os cães. Pode ser um dos motivos que impede que uma determinada cadela consiga dar à luz, já que ela causa principalmente infertilidade e também aborto. A Brucelose é uma doença que tem como agente causador bactérias do gênero Brucella, que são transmitidas através do contato sexual.

Brucelose – Entenda mais sobre esta doença

Saiba mais sobre a doença e como ajudar o seu cão caso ele tenha este problema.

O que causa a Brucelose

Como citamos anteriormente, esta doença é causada pela ação das bactérias do gênero Brucella, sendo que os cães estão entre os animais hospedeiros mais recorrentes da bactéria. E a infecção de outro cão, seja macho ou fêmea, acontece quando existe o contato sexual do outro animal com o sêmen do infectado.

Mas esta bactéria também pode infectar um cachorro saudável pelo contato com a urina, secreções de abortos e outros materiais que estejam contaminados. De acordo com pesquisadores na área, a principal porta de entrada desta infecção é a mucosa oral, mas também existem casos que as bactérias infectam através da mucosa nasal e genital.

Sintomas da Brucelose

Brucelose – Entenda mais sobre esta doençaPara tentar identificar a doença nos cães, é preciso que os donos fiquem de olhos em alguns sintomas que surgem nos animais que estão contaminados. Mas, diferentemente de outras doenças, a Brucelose acaba sendo identificada quase sempre quando o animal está prestes a dar à luz.

As fêmeas acabam tendo morte embrionária precoce, aborto no terço final da gestação, altas taxas de natimortalidade (fetos expelidos mortos no momento do parto). Já os machos acabam apresentando infertilidade, infecções no sistema reprodutor (não é a mesma coisa que infecções no sistema urinário), meningite, e outras infecções.

Diagnostico

Para conseguir diagnosticar com precisão a doença no animal, é de fundamental importância que as pessoas levem os animais até um veterinário, que vai faze rum exame de sangue específico para conseguir identificar a infecção no animal. Os veterinários também indicam o exame em outros animais que convivam com o cachorro que pode estar infectado, especialmente se houve cruzamento com uma fêmea ou um macho.

Tratamento

O tratamento da doença é feito com administração de antibióticos indicados especificamente para tratamento de brucelose. Além disso, o cão deverá ficar completamente isolado de outros animais até conseguir tratar a sua infecção. 

Postado em .


Pela Web

Comentários