Por
publicado em Doenças
Berne é uma larva bastante comum especialmente em locais que estejam amis arborizados e também em locais que tenham um clima quente e chuvoso. Também pode ser encontrada as grandes cidades, mas sua ocorrência é bem menor nestes locais do que no campo, por exemplo.
Apesar de ser um problema relativamente frequente nos cães, não deixa de ser bastante perigoso se não for tratada da maneira correta e com agilidade.
Como a Berne se desenvolve
Tudo começa quando o cachorro está com alguma ferida exposta, sendo que não precisa nem ser um orifício muito grande. Esta ferida aberta vai acabar chamando a atenção de moscas, sendo que a mais comum é a varejeira mas também existem alguns outros tipos de insetos voadores que conseguem carregar este parasita.
Ao pousar no animal, a mosca vai acabar depositando a larva na pele do animal, que vai conseguir se alojar na camada logo abaixo da pele. Ali ela vai viver, e alimentar e também se reproduzir. O alimento da larva será justamente o tecido vivo do cão, e por isso as feridas que acabam sendo infectadas acabam aumentando de tamanho com a ação das larvas.
Como identificar a presença da Berne
Como não se trata de um parasita microscópico, as pessoas vão conseguir identificar a presença deste verme apenas olhando a ferida. Quando elas estão se espalhando por debaixo da pele do animal acabam causando nódulos nos locais onde elas ainda não conseguiram abrir a ferida, e esta pode ser mais uma forma de conseguir identificar a presença destes vermes.
Prevenindo o problema
A melhor forma de prevenção deste problema é sempre ficar de olho em qualquer ferida que surja na pele do animal. É muito comum que estas feridas seja causadas por coceiras ou algum outro problema. Quando elas surgem, o mais recomendado é levar o cão até um veterinário, mas caso não seja possível, é fundamental cobrir a ferida do animal e colocar ele em um local onde ele consiga ficar mais protegido da ação das varejeiras.
Em ambientes onde existem muitas moscas é recomendado a utilização de produtos específicos contra estes insetos que não causem problemas para a saúde do cão. Uma outra sugestão é o uso de coleiras repelentes.
Tratamento
O tratamento para a Berne pode ser feito com a remoção dos vermes ou também tapando a ferida, já que eles não conseguem respirar dentro do cachorro. Em muitos caos os veterinários primeiro tapam o buraco para que ela morra sem conseguir respirar, e somente então é feita a remoção do corpo inteiro do parasita.