Fofuxo.com

Berne: O que é? Como tratar?

Esta pequena larva pode causar uma série de problemas aos animais.

Berne é uma larva bastante comum especialmente em locais que estejam amis arborizados e também em locais que tenham um clima quente e chuvoso. Também pode ser encontrada as grandes cidades, mas sua ocorrência é bem menor nestes locais do que no campo, por exemplo.

Berne: O que é? Como tratar?

Apesar de ser um problema relativamente frequente nos cães, não deixa de ser bastante perigoso se não for tratada da maneira correta e com agilidade.

Como a Berne se desenvolve

Tudo começa quando o cachorro está com alguma ferida exposta, sendo que não precisa nem ser um orifício muito grande. Esta ferida aberta vai acabar chamando a atenção de moscas, sendo que a mais comum é a varejeira mas também existem alguns outros tipos de insetos voadores que conseguem carregar este parasita.

Ao pousar no animal, a mosca vai acabar depositando a larva na pele do animal, que vai conseguir se alojar na camada logo abaixo da pele. Ali ela vai viver, e alimentar e também se reproduzir. O alimento da larva será justamente o tecido vivo do cão, e por isso as feridas que acabam sendo infectadas acabam aumentando de tamanho com a ação das larvas.

Como identificar a presença da Berne

Como não se trata de um parasita microscópico, as pessoas vão conseguir identificar a presença deste verme apenas olhando a ferida. Quando elas estão se espalhando por debaixo da pele do animal acabam causando nódulos nos locais onde elas ainda não conseguiram abrir a ferida, e esta pode ser mais uma forma de conseguir identificar a presença destes vermes.

Prevenindo o problema

A melhor forma de prevenção deste problema é sempre ficar de olho em qualquer ferida que surja na pele do animal. É muito comum que estas feridas seja causadas por coceiras ou algum outro problema. Quando elas surgem, o mais recomendado é levar o cão até um veterinário, mas caso não seja possível, é fundamental cobrir a ferida do animal e colocar ele em um local onde ele consiga ficar mais protegido da ação das varejeiras.

Em ambientes onde existem muitas moscas é recomendado a utilização de produtos específicos contra estes insetos que não causem problemas para a saúde do cão. Uma outra sugestão é o uso de coleiras repelentes.

Tratamento

O tratamento para a Berne pode ser feito com a remoção dos vermes ou também tapando a ferida, já que eles não conseguem respirar dentro do cachorro. Em muitos caos os veterinários primeiro tapam o buraco para que ela morra sem conseguir respirar, e somente então é feita a remoção do corpo inteiro do parasita. 

Postado em .


Pela Web

Comentários