Fofuxo.com

Alterações na pele

Confira alguns problemas que podem causar a alteração da cor da pele dos animais.

Assim como acontece em outros seres, inclusive nos humanos, a cor natural da pele dos cachorros depende da quantidade e também da localização de um pigmento chamado melanina. Este pigmento está presente nas pelas e nos pelos, bem como nas escamas de peixe e em praticamente todos os animais da natureza. Mas existem algumas doenças e algumas alterações no organismo do animal que pode fazer com que ele mude de cor com o passar do tempo.

Alterações na pele

Confira algumas destas doenças que poderão gerar este tipo de problema nos cães:

Acantose Nigricante

Este problema pode aparecer com uma determinada frequência em cães da raça Teckel. Este problema pode ter basicamente duas possíveis origens, sendo que ou ele pode ser relacionado com as alergias ou pode estar relacionado com a própria genética do animal. As manchas negras vão surgindo em algumas regiões, como axilas ou inguinal.

Alterações hormonais

Variações hormonais não podem ser consideradas doenças propriamente dita, mas também podem causar algumas alterações na coloração da pele de um modo geral. Estes problemas acontecem geralmente quando o cachorro passa a desenvolver o mal funcionamento das tireoides ou ainda das gônadas e das glândulas adrenais.

Vitiligo

A doença é conhecida em humanos, mas também pode ser encontrada em alguns tipos de animais, especialmente nos cachorros. O problema pode ser encontrado mais facilmente em raças como Pastor alemão, Rotweiller, Doberman e Schanuzer gigante, bem como em gatos siameses. O problema pode se espalhar por boa parte do corpo do animal quando não  for bem cuidado.

Despigmentação Nasal

Esta é uma doença que possui causa desconhecida até o momento e faz com que o cachorro vá perdendo aos poucos a cor preta do nariz, deixando ele com um aspecto mais desbotado. Um problema desta doença é que ela apresenta alguns ciclos de melhora, quando pensamos que o animal não está mais com nenhum problema, mas depois ele retorna.

Postado em .


Pela Web

Comentários