Fofuxo.com

Saiba quando os gatos aprendem a ronronar

Veterinários garantem que este comportamento é um dos primeiros aprendidos na vida do felino.

Todo mundo que possui ou que gosta de gatos sabem que de tempos em tempos eles costumam emitir um som bastante peculiar dos felinos, que é o chamado ronronar. Mas afinal de contas, que tipo de som é este? Quando o gato começa a soltar o característico som de motorzinho?

Saiba quando os gatos aprendem a ronronar

Apesar de uma grande quantidade de pesquisas que já foram feitas sobre o assunto, os pesquisadores e veterinários ainda não conseguem precisar um motivo que leva ao rom-rom dos gatos. O som pode ser utilizado para uma infinidade de situações.

Mas uma coisa é certa, os gatos aprendem isso muito rapidamente na vida. Já no seu segundo dia de vida, os felinos já começam a emitir este som bastante característico.

Durante o parto

Saiba quando os gatos aprendem a ronronarAs pessoas que já tiveram a experiência de ficar perto de uma gata quando ela está parindo os seus filhotes devem ter percebido que ela fica um bom tempo ronronando, muito mais do que miando ou emitindo qualquer outro barulho. Depois do nascimento dos filhotes, quando eles ainda ficam perto da mãe, a situação é a mesma. E rapidamente os filhotes também começam a emitir os mesmos sons, principalmente quando estão próximos a sua mãe.

De acordo com estudos, veterinários acreditam que o ronronar nada mais é do que uma vibração dos músculos da laringe. Ou seja, estes músculos ficam contraindo e relaxando, e assim emitem a vibração através das cordas vocais.

Apesar de frequentemente o ronronar estar diretamente relacionado com um sentimento de bem estar e tranquilidade, especialistas afirmam que o som também pode ser emitido quando o gato está sentindo alguma dor ou ainda quando ele está prestes a falecer. 

Postado em .


Pela Web

Comentários