Os olhos dos gatos contam com uma beleza que encanta á todos. Eles são fundamentais para a sobrevivência passando diversas informações com relação á sua saúde e o estado de espírito. Bastante grandes e misteriosos, os olhos dos felinos são ferramentas consideradas perfeitas para capturar os movimentos e caçar.

Saiba como funcionam os olhos dos gatos

Mas como os gatos enxergam á noite?

Essas bolotas incríveis dos felinos contam com uma camada atrás da retina, com uma função espelho, o que reflete a luz quando entra nos olhos, fazendo um número maior de cones a receber. O motivo dos olhos felinos brilharem no escuro ao receber a luz direta é a membrana refletora. Os gatos são craques em enxergar com uma boa eficiência em ambientes que contam com baixa luminosidade.

Ao serem comparados com humanos, os felinos contam com uma visão muito superior. Em gatos por exemplo, os músculos da íris são feitos de forma que se contraem na vertical, formando assim uma fenda. Esses músculos ficam dilatados, dominando praticamente todo o globo ocular, fazendo assim o acesso a uma maior captação de luz possível.

Saiba como funcionam os olhos dos gatos

Os olhos azuis por exemplo, são características de todos os felinos que nascem. Ao irem crescendo, os seus olhos poderão mudar de cor, a coloração dos pelos é associada de forma direta a cor dos seus olhos.

Na parte interna dos olhos, existe uma membrana que é chamada de nictitante, um tipo de terceira pálpebra que protege os olhos de danos e de secura. A partir disto é possível a ver em parte quando os gatos estão com os olhos semicerrados, ela porém é imperceptível quando os olhos estiverem abertos por completo. Ao ficarem doentes, a membrana costuma cobrir o olho inteiro, se isso ocorrer é sinal de que seu gato está doente.