Fofuxo.com

Psicólogo de cachorro

Saiba mais sobre a profissão e no que a psicologia pode ajudar o seu cão.

A profissão de psicólogo do Cachorro está cada vez mais difundida no Brasil. Apesar disso, a reação da grande maioria das pessoas ainda reagem com estranheza quando alguém fala que trabalha com este tipo de atividade, ou quando algum dono de cão fala que está avaliando ou tratando o seu animal de estimação com este tipo de análise.

Psicólogo de cachorro

É claro que boa parte da estranheza, e até mesmo das piadas que este tipo de profissão pode acabar gerando, está relacionado a falta de conhecimento. Afinal de contas, é óbvio que um tratamento de psicologia para cachorros não funciona da mesma forma que o tratamento para humanos. Ou seja o cachorro não fica sentado em um divã falando sobre seus medos e aflições, obviamente.

Entenda um pouco mais sobre como funciona o tratamento de psicologia para cães.

Como funciona uma consulta

A consulta começa com uma conversa com o dono ou com os familiares que estão envolvidos com o cão. A partir deste momento o profissional escuta todas as reclamações e queixas sobre um determinado comportamento que o animal está tendo e que levou as pessoas a procurarem este tipo de tratamento. São diversos os problemas que podem fazer com que as pessoas procurem um especialista, como latidos em excesso, automutilação, dentre outros.

Neste momento o profissional conversa sobre o porquê este tipo de situação está acontecendo e o que poderia ser feito. Em muitos casos, as mudanças de comportamento para que os problemas com os cães não aconteçam devem ser nos hábitos das próprias pessoas, e não do cão.

Geralmente as consultas acontecem no local onde o cão mora.

Treinamento

Em alguns casos, dependendo da formação do psicólogo, ele poderá ajudar no treinamento do cão, depois que a família já foi “treinada”, ou seja, que sabe que tipo de comportamento terá que ser mudado para que o cão melhore. Em alguns casos o psicólogo pode trabalhar ou encaminhar os animais para outros profissionais afim de realmente completar o seu tratamento.

Problemas

São vários problemas que podem ser solucionados com este tipo de terapia: agressividades, compulsões, fobias, dentre outros. 

Postado em .


Pela Web

Comentários