Praias italianas ganham cães salva-vidas

Projeto coloca cães para ajudar e resgatar banhistas.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

A ideia de cães salvando vidas em determinadas circunstancias não é algo incomum. Eles aparecem e diversas situações, mas principalmente naqueles onde os animais precisam encontrar pessoas ou ainda em resgates complicados.

Já pensou encontrar uma verdadeira trupe de cães preparados para ajudar na beira da praia? Por mais que o mar não seja um local onde as pessoas costumam ver cães com tanta frequência, e mesmo quando visualizam estes animais não costumam gostar muito, uma vez que eles produzem sujeira onde pessoas andam descalças, as praias italianas passaram a contar com a presença destes pets.

Um projeto colocou cães como salva-vidas. Os animais recebem um treinamento especial para conseguirem ajudar pessoas que estão se afogando. O projeto, neste primeiro momento, ainda está funcionando de forma experimental na praia de Ostia, localizada a 25 Km de distância de Roma.

Cães na água

Os cães foram selecionados em parceria com algumas instituições da região e passaram por um treinamento para conseguirem identificar as situações onde os humanos passam a correr risco de vida dentro da água. Depois deste período de treinamento, eles foram colocados para trabalhar juntamente com salva-vidas humanos.

De acordo com as informações da imprensa local, os cães vão monitorar a praia durante todo o mês de agosto, que é de bastante movimento uma vez que é o auge do verão no continente Europeu.

Os cães trabalham sempre em parceria com o seu salva-vidas que também acabou se tornando um treinador. E parece que a iniciativa já deu resultado, uma vez que no domingo passado, dia 10 de agosto, um banhista acabou sendo resgatado por um destes cães.