Fofuxo.com

Por que os cães se esfregam nas pernas da visita ou na dos próprios donos?

Comportamento natural da espécie pode ser controlado pelo dono.

Muitas vezes o comportamento que nosso cachorros demonstram quando chega uma visita pode deixar as pessoas um tanto quanto constrangido. E com certeza um dos que mais deixam as pessoas com vergonha é quando o cachorro tenta montar na perna de outra pessoa, fazendo movimentos de vai e vem ou se esfregando.

Por que os cães se esfregam nas pernas da visita ou na dos próprios donos?

De acordo com os especialistas, nem sempre este tipo de comportamento pode estar relacionado com o ato sexual, como a grande maioria das pessoas acreditam. Em muitos casos os cães estão tentando mostrar dominação, e costumam fazer isso também com outros cães. Adestradores também aceitam este tipo de comportamento em cães filhotes, como uma espécie de treino para a vida adulta. O cão também pode apenas estar tentando chamar a atenção dos seus donos.

Hormônios

Comportamento pode ter várias origens. Mas existem alguns casos que este comportamento pode estar relacionado a um excesso de testosterona que este cão pode estar apresentando. Não é nada incomum encontrar cães que acabam tendo uma grande quantidade de hormônios, e eles podem sim ter uma tendência a uma espécie de masturbação. Este tipo de problema pode ser diagnosticado com um exame clínico no veterinário.

Caso o problema realmente seja detectado, existe uma série de tratamentos que podem ser feitos com o animal, desde medicamentos, até a castração, passando por acupuntura e até mesmo homeopatia. Dentre todos os métodos o mais recomendado realmente é a castração, que costuma acabar com este tipo de problema.

Dicas práticas

Existem também alguns outros métodos que podem ajudar os donos a condicionar o comportamento do animal para que ele não faça mais isso, especialmente quando for em pessoas estranhas que estão chegando no local. Basta ter sempre um borrifador de água por perto.

Sempre que o cão tiver este tipo de comportamento, basta borrifar água na cara do cachorro ou dentro da boca dele. Assim ele vai saber que está tendo um comportamento inadequado e com o tempo tende a diminuir. 

Postado em .


Pela Web

Comentários