Que a presença de animais de estimação faz bem para os humanos, nos mais variados aspectos, as pessoas estão carecas de saber. Mais do que uma simples crença popular, diversos estudos sobre o assunto já foram feitos e comprovaram os benefícios da presença de cães e gatos.

Pessoas com problema de saúde criam mais vínculo com animais

Uma pesquisa mais recente abordou o assunto por um viés diferente. A ideia era entender a intensidade do vínculo emocional que acaba sendo criado entre os humanos que possuem algum tipo de problema de saúde. E o resultado demonstra que as pessoas que enfrentam dificuldades em relação a saúde criam um vínculo maior com os seus pets.

O estudo foi realizado pelo Instituto Ipsos e encomendado pela Boehringer Ingelheim. Segundo os procedimentos que foram divulgados sobre a realização da pesquisa, foram entrevistadas 3 mil pessoas donas de cães e gatos de diversos países europeus. Durante a pesquisa, foram divididos em três grandes grupos: pessoas completamente saudáveis, pessoas com algum tipo de problema de saúde e outras com filhos com problemas de saúde.

Pessoas com problema de saúde criam mais vínculo com animais

Praticamente todos os entrevistados falaram que os animais causam um impacto positivo na presença deles no dia a dia. Uma quantidade significante também afirma que os pets ajudam no aumento da prática das atividades físicas.

Um dos resultados mostra que as pessoas que possuem algum tipo de problema de saúde costumam ficar mais tempo com os animais de estimação, sendo apegados emocionalmente a eles. Aquelas com filhos com doenças crônicas são mais conscientes do vínculo existente entre o pet e o humano.

De uma forma geral, os especialistas que estiveram envolvidos nesta pesquisa afirmam que é nítido que cada vez mais o impacto positivo que os cães, gatos e outros animais podem trazer para seus donos, principalmente quando as famílias possuem crianças.