A velha fórmula de calcular a idade dos cachorros multiplicando o número por 7 para conseguir saber a idade dele aproximada comparando com o tempo de vida dos humanos é conhecida por muitas pessoas. Mas essa pode não ser a forma correta de se aproximar do tempo de vida dos animais de estimação, e um conjunto de pesquisadores encontrou uma fórmula que traria um número mais exato.

Pesquisadores criam nova fórmula para calcular a idade dos cães

A multiplicação simples não seria exata pois o ritmo de desenvolvimento dos cães é muito diferente dos humanos. Além disso, o método não levaria em conta algumas outras informações importantes, como a raça e o tamanho dos animais.

Para resolver o problema, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, liderada pelos geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, pesquisou muito sobre o tema e acabou criando uma fórmula que traria essa comparação de idade de cães e animais de uma forma um pouco mais exata.

De acordo com os pesquisadores, o estudo levou em conta um processo natural chamado de metilação. Trata-se de uma característica dos seres vivos, que vão tendo adicionados as suas moléculas de DNA grupos de metila, alteram sua função sem alterar o DNA em si. Essa metilação pode acabar sendo utilizada para estimar a idade de um ser humano, por exemplo. O mesmo acontece com os cães.

Com base em uma pesquisa feita observando tanto cães quanto humanos, a equipe chegou a uma fórmula para conversão da idade dos cachorros em idade de pessoas:

Idade “humana“ = 16xLn(idade do cão em anos) + 31

Pesquisadores criam nova fórmula para calcular a idade dos cães

Ln é o chamado Loratitmo Natural, ou Neperiano, um conceito que existe na matemática, para os mais variados fins. Mas as pessoas geralmente não conseguem fazer o cálculo para obter este número. Mas isso é possível fazer de uma forma bem simples e fácil, bastando apenas entrar na calculadora online e digitar a idade do cão. Depois disso, basta pegar o resultado e substituir na fórmula acima.

Por exemplo, se a idade do seu cachorro for 8 anos, coloque este número na calculadora acima. Ele vai retornar este resultado: 2,0794415417. Substituindo o número na fórmula, a conta ficaria da seguinte forma: 16 x 2.0794415417+ 31. O resultado 64,27. Ou seja, o cachorro teria aproximadamente 64 anos na “idade humana”.