Fofuxo.com

Pesquisadores dizem que cães aprendem a comover humanos

Estratégia pode ser utilizada pelo cão quando ele quer ser adotado.

Basta olhar para ele que lá vem aquela carinha de coitado que faz com que as pessoas se desarmem. Suspiros e elogios acabam vindo de todas as partes. Sim, estamos falando daquela cara de coitadinho que parece que alguns cães fazem de propósito para conseguir conquistar o coração mole dos humanos. Mas será que realmente não fazem?

Pesquisadores dizem que cães aprendem a comover humanos

Uma pesquisa realizada pelos britânicos recentemente teve como principal objetivo entender como funciona o comportamento dos cães em determinadas situações, especificamente aqueles que são enviado para abrigos de adoção.

Algumas descobertas da equipe realmente acabaram sendo muito interessantes. De acordo com o grupo, foi descoberto que os cachorros que faziam um determinado movimento, arregalando os olhos ou levantando as sobrancelhas, eram adotados muito mais rapidamente do que os outros disponíveis.

Cara de coitadinho

Pesquisadores dizem que cães aprendem a comover humanosO mais interessante dos resultados da pesquisa é que os cães não faziam este movimento com o rosto o tempo inteiro. Para comprovar, eles colocaram câmeras em todos os cães que estavam disponíveis para adoção. Basicamente, eles ficavam com uma expressão normal quase que todo o tempo, mas bastava chegar alguém perto deles para que o cachorro erguesse a sobrancelha e lançasse aquele olhar de coitadinho.

O resultado quase sempre era positivo e o cachorro era adotado.

Mas é importante ressaltar que os pesquisadores não estão afirmando que o cachorro realmente está tendo consciência de que aquele determinado movimento vai fazer com que ele seja adotado, estas seriam constatações para próximas etapas da pesquisa. Mas neste primeiro momento, que é justamente a constatação de que eles fazem um movimento especifico com o rosto quando estão disponíveis para adoção, o resultado dá sinal verde para que a pesquisa continue.

Expressão de sentimentos

Para muitos donos, não restam dúvidas: realmente os cachorros sabem como cativar os humanos, especialmente quando estão querendo se livrar de alguma encrenca. Mas os pesquisadores, na sua maioria, ainda dizem que não existe base cientifica suficiente para afirmar que os cães consiga interpretar sentimentos tão complexos.

De uma forma geral, o que se sabe até o momento é que os cães conseguem expressar sentimentos, mas que nem sempre esta é a expressão que consegue ser lida pelos humanos. De um modo geral, os cães acabam repetindo determinados movimentos ou padrões de comportamento porque esperam ser recompensados por isso, mas não significa que sejam os sentimentos do animal naquele momento.

Postado em .


Pela Web

Comentários