Fofuxo.com

Pesquisador afirma que cachorros são mais inteligentes do que imaginamos

Cientista criou um teste para conseguir medir a inteligência dos animais.

O cientista Brian Hare, que possui 18 anos de experiência estudando o comportamento dos cães, afirmou em um recente livro lançado de que os cachorros são muito mais espertos do que nós imaginamos. E também afirmou que a maioria das pessoas que possuem cão sabem que isso é verdade, mas ainda não conseguem entender como a mente deles funcionam.

Pesquisador afirma que cachorros são mais inteligentes do que imaginamos

O pesquisador desenvolveu uma série de testes para comprovar que realmente os cães são mais esperto do que a maioria das pessoas pensam. Além disso, comprovou também que existem na natureza outros animais que podem até ser mais inteligente do que os cachorros, mas nenhum deles conseguiu desenvolver a habilidade de entender e interpretar os sinais humanos tão bem quanto os cães.

"Quando você os compara com animais como chimpanzés ou lobos, os cães são mestres em solucionar problemas usando a ajuda dos humanos", declarou o cientista em uma entrevista recente para o Brasil.

Com toda esta capacidade de interação social que os cães conseguiram desenvolver ao longo do tempo, o cientista acredita que os animais acabaram se tornando os mamíferos mais bem sucedidos da Terra, apenas perdendo para os humanos.

Testes

Pesquisador afirma que cachorros são mais inteligentes do que imaginamosBrian desenvolveu uma série de testes que começara a ser feitos com os cachorros durante suas pesquisas. O mais interessante é que com o tempo, os testes acabaram sendo adaptados para que outras pessoas conseguissem fazer nas suas casas. Assim, a ideia do cientista era conseguir obter resultados de cachorros que não estivessem diretamente envolvidos com a pesquisa.

Mas uma diferença deste teste em comparação com outros que foram desenvolvidos para medir a inteligência dos animais, inclusive dos cachorros, é que a ideia do cientista não era conseguir um número de QI para o animal, e sim conseguir identificar o tipo de comportamento dele.

Confira um os testes que pode ser feito com o seu cachorro

  • Este teste se torna mais fácil se for feito com duas pessoas. No início, uma deas segura o cão e o outro se afasta e fica de frente para o animal a cerca de um metro e meio de distancia;
  • Utilize dois copos de plástico, de preferência que não seja transparentes. Coloque os dois de cabeça para baixo, um a direita e outro a esquerda;
  • Coloque um pouco de ração ou de petiscos em baixo de um dos copos;
  • Neste momento você deve mostrar ao cão em qual copo existe comida;
  • Aponte para o cão que tem comida e peça para que o ajudante solte o animal;

O cachorro que for diretamente no copo com comida age com baseado na sua memória, enquanto que os cães que escolherem o copo sem nada agem de acordo com a empatia com o seu dono.

Vale ressaltar que um tipo de inteligência não significa que seja melhor do que outro tipo. São ferramentas diferentes, que poderão ajudar o dono ou um profissional adestrador a melhor tirar proveito das capacidades dos seus animais. 

Postado em .


Pela Web

Comentários