Por
publicado em Curiosidades
O cientista Brian Hare, que possui 18 anos de experiência estudando o comportamento dos cães, afirmou em um recente livro lançado de que os cachorros são muito mais espertos do que nós imaginamos. E também afirmou que a maioria das pessoas que possuem cão sabem que isso é verdade, mas ainda não conseguem entender como a mente deles funcionam.
O pesquisador desenvolveu uma série de testes para comprovar que realmente os cães são mais esperto do que a maioria das pessoas pensam. Além disso, comprovou também que existem na natureza outros animais que podem até ser mais inteligente do que os cachorros, mas nenhum deles conseguiu desenvolver a habilidade de entender e interpretar os sinais humanos tão bem quanto os cães.
"Quando você os compara com animais como chimpanzés ou lobos, os cães são mestres em solucionar problemas usando a ajuda dos humanos", declarou o cientista em uma entrevista recente para o Brasil.
Com toda esta capacidade de interação social que os cães conseguiram desenvolver ao longo do tempo, o cientista acredita que os animais acabaram se tornando os mamíferos mais bem sucedidos da Terra, apenas perdendo para os humanos.
Testes
Brian desenvolveu uma série de testes que começara a ser feitos com os cachorros durante suas pesquisas. O mais interessante é que com o tempo, os testes acabaram sendo adaptados para que outras pessoas conseguissem fazer nas suas casas. Assim, a ideia do cientista era conseguir obter resultados de cachorros que não estivessem diretamente envolvidos com a pesquisa.
Mas uma diferença deste teste em comparação com outros que foram desenvolvidos para medir a inteligência dos animais, inclusive dos cachorros, é que a ideia do cientista não era conseguir um número de QI para o animal, e sim conseguir identificar o tipo de comportamento dele.
Confira um os testes que pode ser feito com o seu cachorro
- Este teste se torna mais fácil se for feito com duas pessoas. No início, uma deas segura o cão e o outro se afasta e fica de frente para o animal a cerca de um metro e meio de distancia;
- Utilize dois copos de plástico, de preferência que não seja transparentes. Coloque os dois de cabeça para baixo, um a direita e outro a esquerda;
- Coloque um pouco de ração ou de petiscos em baixo de um dos copos;
- Neste momento você deve mostrar ao cão em qual copo existe comida;
- Aponte para o cão que tem comida e peça para que o ajudante solte o animal;
O cachorro que for diretamente no copo com comida age com baseado na sua memória, enquanto que os cães que escolherem o copo sem nada agem de acordo com a empatia com o seu dono.
Vale ressaltar que um tipo de inteligência não significa que seja melhor do que outro tipo. São ferramentas diferentes, que poderão ajudar o dono ou um profissional adestrador a melhor tirar proveito das capacidades dos seus animais.