Fofuxo.com

Pesquisa mostra que cães podem ajudar em aulas de leitura

Cães teriam importante contribuição no aprendizado das crianças.

Uma pesquisa divulgada recentemente que os benefícios da presença dos animais nas nossas vidas, especialmente dos cães, é muito maior do que a gente imaginava. O estudo feito pela Universidade de Aberta, com a pesquisadora Lore Friesen no comando, comprovou que os cães podem melhorar o desempenho das crianças nos estudos e na escola de uma forma geral.

Pesquisa mostra que cães podem ajudar em aulas de leitura

Dois cães foram utilizados no experimento. Eles eram levados para uma aula de leitura destinada a crianças de 6 a 7 anos de idade. De acordo com pesquisadores do campo do ensino, esta é uma idade essencial na vida das crianças, que vai acabar determinando se ela será um adulto leitor ou não.

Depois que os cães passaram a ser levados para a aula, houve uma considerável melhora no desempenho escolar das crianças, especialmente para aquelas que possuíam dificuldade de ler em voz alta.

Ensinando os cachorros

Pesquisa mostra que cães podem ajudar em aulas de leitura

O estudo partia da premissa que as crianças tendem a aprender melhor um determinado conteúdo quando elas passam a tentar ajudar e ensinar outra pessoa, ou animal, o que está tentando aprender. Esta é uma forma de conseguir fixar aquele conteúdo de uma forma mais forte no cérebro.

Toda vez que as crianças aprendiam o significado de uma nova palavra, elas não apenas ouviam o significado do professor. Elas também tentavam ensinar os cães, e isso ajudava as próprias crianças a entenderem e memorizarem aquele significado.

Além disso, a presença dos animais dentro da sala de aula fazia com que as crianças se sentissem como se estivessem em casa, e com isso também ficavam mais à vontade na hora de enfrentar determinadas situações que normalmente poderia causar vergonha nelas.

De acordo com a professora responsável por conduzir os experimentos, um terço dos alunos começaram a ler e escrever com seus cães em casa.

Roda de leitura

Pegando Carona na pesquisa, a Livraria da Vila, localizada na cidade de São Paulo, lançou um evento chamado Roda de Leitura TAC+. A ideia é promover um espaço onde as crianças podem participar de uma roda de leitura junto com os seus cãezinhos dentro da própria livraria.

A primeira edição do evento acontece no próximo sábado, dia 07 de junho, em dois horários: 16h e 17h. Cada roda de leitura terá 10 vagas e as inscrições são gratuitas, feitas no local.

A Livraria da Vila fica na Alameda Lorena, 1731 – Cerqueira César – São Paulo/SP

Postado em .


Pela Web

Comentários