Por
publicado em Curiosidades
Chega o mês de dezembro e muitas coisas acabam mudando. As pessoas começam a fazer os seus planos, seja para escapar das grandes cidades durante as festas de final de ano, ou saírem de férias para curtir o verão no litoral ou algum outro local que seja agradável. O problema é que o mês de dezembro também marca o início de um grande problema: o aumento considerável nos casos de abandono de animais.
Muitas pessoas e famílias acabam adotando um cachorro ou gato por impulso, mas não acabam pensando na responsabilidade que acabam adquirindo juntamente com o animal. E na hora de sair de férias, quando não se sabe o que fazer com o animal, muitos simplesmente preferem abandonar os pets.
Um vídeo postado nas redes sócias esta semana acabou reacendendo a discussão. A gravação mostra um cachorro sendo abandonado em uma rodovia movimentada, em um dia de chuva.
Entenda o caso
Um casal estava retornando da maternidade, local no qual eles tinham ganho o seu primeiro filho. No caminho para casa, quando estavam parados no trânsito da Avenida João Dias, na capital paulista, flagraram no carro a frente uma cena lastimável.
Uma mulher (que acaba não aparecendo no vídeo) abre a janela do veículo e solta o animal no meio dos carros e na chuva. O vídeo mostra o desespero do animal, que começa a pular em volta do carro tentando voltar para dentro. Quando o carro consegue andar, o vídeo ainda mostra o cachorro correndo atrás do carro, mas ele é ignorado e abandonado no local.
As imagens foram publicadas na internet, e depois que elas tiveram um número considerável de compartilhamentos acabaram indo parar nas mãos da polícia. Uma mulher não identificada que atua na proteção aos animais resolveu denunciar o caso com base no vídeo. O delegado que recebeu a denúncia disse que vai ouvir o depoimento das testemunhas.
Veja o vídeo:
Abandono explode nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro
De acordo com um levantamento feito pela ONG Arca Brasil, a estimativa de crescimento do número de animais abandonados durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é de 70%. Na maioria dos casos, os donos simplesmente abandonam o animal em um local público. Os que possuem mais sorte acabam indo parar nas casas de protetores ou de entidades que cuidam dos animais de rua.
Hoje, a lei que existe no Brasil garante pena de três meses a um ano de cadeia para pessoas que abandonam ou também para comprovação de maus-tratos de animais. Mas no Brasil estas condenações nunca acabam resultando em prisão, geralmente as pessoas que chegam a ser condenadas acabam se livrando com o pagamento de cestas básicas ou fiança.
Atualmente um projeto corre na Câmara Federal para tornar as punições mais severas em relação aos maus-tratos contra animais.