Fofuxo.com

Motivos para não deixar o seu cão sozinho

Entenda porque grande parte dos cachorros detestam ficar sozinhos

A grande maioria dos donos sentem que o cachorro não gosta nada quando eles saem. Alguns começam a latir, outros começam a chorar e existem até mesmo aqueles que tenta impedir que a pessoa saia de casa, quando ele começa a pular ao redor do dono.

Motivos para não deixar o seu cão sozinho

Realmente os cães não gosta muito da ideia de ficar longe do seu dono, e este comportamento é bastante comum nas mais variadas raças. Mas, afinal de contas, qual o motivo para este comportamento?

Os veterinários costumam chamar este comportamento de ansiedade de separação.

O problema pode estar no código genético dos nossos amigos caninos. Uma das explicações aceitas pelos veterinários e pelos pesquisadores está relacionado ao comportamento apresentado pelo lobos e também pelos cães selvagens. Quando eles estão e grupo geralmente possuem mais chances de sobreviver.

Os cães também podem ter herdado esta programação genética. Para eles, estar junto com os humanos, que acabaram se tornando o seu “bando” pode ser uma estratégia essencial para a sobrevivência. Assim que o seu dono sai pela porta, é como se ele estivesse perdendo a chance dele de continuar vivo.

Depressão associada

Motivos para não deixar o seu cão sozinhoUm quadro que costuma agravar este problema é quando o cachorro também está apresentando sintomas de depressão. Isso pode ser percebido quando o cachorro também não apresenta um comportamento muito contente na presença do dono. Situações de stress acabam causando a depressão, por isso geralmente os cachorros que se mudam, por exemplo, acabam tendo mais dificuldade de ficarem sozinhos.

Contornando o problema

Na grande maioria dos casos este problema acaba sendo contornado aos poucos, na medida que o cachorro for aprendendo a rotina, ou seja, que existe um momento no qual o seu dono vai sair mas que existe um outro momento no qual o dono vai retornar.

Além disso, é importante não valorizar demais o retorno para casa. Ou seja, não é recomendado para o dono fazer festinha e muitos agrados assim que ele volta, porque o cachorro vai ficar ainda mais ansioso por este momento. O ideal é chegar e esperar u pouco antes de dar atenção para o seu pet. 

Postado em .


Pela Web

Comentários