Fofuxo.com

Medo de guias e coleiras, como resolver?

Confira algumas dicas para acostumar o seu cão com coleiras para não ter problemas.

Grande parte dos cachorros ficam muito contentes quando sabem que vão passear. E esta é uma experiência tão positiva para os pets, que eles rapidamente conseguem perceber toda a movimentação que é feita antes do passeio realmente acontecer. Mas e alguns casos a alegria do cão simplesmente acaba quando eles percebe que terão que colocar a coleira ou a guia.

Medo de guias e coleiras, como resolver?

Muitas pessoas que estão querendo caminhar com o seu cão enfrentam a dificuldade de acostumar com o seu cão com a coleira ou com a guia. Os motivos são os mais variados possíveis, mas geralmente as coleiras e as guias acabam sendo associada a algo ruim nas primeiras vezes que que eles utilizam o acessório.

De acordo com os especialistas, o problema acontece justamente quando o dono deixa para acostumar o cão com a coleira ou com a guia justamente no dia do seu primeiro passeio. A experiência será completamente frustrante. Soma-se isso ao comportamento de alguns donos que acabam não tendo muita paciência para os animais que estão começando a usar a coleira e também ao barulho que faz nas grandes cidades, que também assusta o animal nos seus primeiros passeios.

Tudo isso acaba gerando uma situação onde o animal realmente poderá ter um pouco de dificuldades para se acostumar novamente com o acessório.

Como lidar com o medo?

Medo de guias e coleiras, como resolver?

Existem formas de prevenir este problema. Os cachorros devem acostumar com o uso da coleira e da guia dentro de casa, no dia a dia. E este trabalho pode ser feito antes mesmo do primeiro ciclo de vacinação, já que antes disso o cachorro não pode sair para a rua. O ideal é colocar os acessórios no anima, simular um pequeno passeio dentro das dependências de casa, do apartamento ou ainda do pátio.

Não esqueça de recompensar o seu cachorro sempre que ele se comportar, com carinho e petiscos.

Caso o cão já tenha desenvolvido o medo, que é um caso muito comum em cães adotados, por exemplo, o trabalho deverá ser o mesmo. A diferença é que os donos terão um pouco de trabalho, mas a dica é não tentar forçar nada nos primeiros dias. É importante tentar colocar a coleira no primeiro dia, caso não consiga, deixar para o segundo, e assim por diante, sempre aos poucos. Uma hora o cão sempre cede, então é importante associar este momento com algo bom.

Uma dica importante é acerta na compra do modelo correto de guia ou de coleira. Clique aqui e confira este artigo com mais informações sobre o assunto. (https://fofuxo.com.br/curiosidades/modelos-de-coleiras-e-guias.html)

Postado em .


Pela Web

Comentários