Fofuxo.com

Maus tratos: O que fazer?

Como as pessoas devem agir ao flagrar maus tratos contra animais domésticos.

Casos de maus tratos contra cães e gatos pipocam praticamente toda a semana na imprensa e nas redes sociais. Com o aumento dos usuários das redes sociais, as denúncias tomam proporções gigantescas rapidamente. Na semana passada tivemos apenas mais um exemplo, na cidade de Porto Alegre.

Maus tratos: O que fazer?

Uma mãe aparece agredindo um filhote de cachorro na sacada de seu apartamento. Os momentos de agonia do cachorro são registrados com uma câmera amadora por um morador do mesmo edifício. O que mais gerou revolta nas pessoas que compartilharam o vídeo e a imagem da agressora é que ela estava fazendo isso na frente do filho. Em determinados momentos ela incentiva o filho a bater e chutar o cão.

Em um determinado momento o cão suja o chão depois de ser arremessado contra a parede. O cachorro chega a desmaiar.

Quando casos como estes vão parar na imprensa sempre surgem dúvidas das pessoas que querem ajudar os animais. Afinal de contas, o que deve ser feito quando flagra alguma animal sofrendo maus tratos?

Avaliando a situação

Antes de mais nada existe sempre a recomendação de conversar com a pessoa que está agredindo o animal. Se a pessoa tiver interesse pode até mesmo se oferecer para adotar o animal. Mas esta situação requer sempre uma avaliação prévia, porque em muitos casos os donos que agridem um cão ou um gato não costumam gostar de conversar sobre a situação.

Uma outra abordagem que pode funcionar é uma mobilização com outros vizinhos no sentido de tentar mudar a situação através da conscientização. Não é necessário se identificar caso a pessoa não saiba, mas os vizinhos podem fazer uma campanha, colocar alguns folhetos explicativos na caixa de correio do agressor, sempre com o objetivo de alertar a pessoa que ela está fazendo algo de errado, e mais do que isso, que alguém está de olho sempre.

Denúncia

A denúncia geralmente é o caminho mais fácil. Mas é sempre importante que os denunciantes consigam reunir provas para que efetivamente a pessoa possa sofrer algum tipo de punição. Hoje em dia a grande ferramenta de denúncia está sendo efetivamente a gravação de vídeos, já que a maioria das pessoas possuem um celular com câmera.

Cada estado possuí seus próprios órgãos de defesa dos animais, e são estes que precisam ser contatados. Os telefones geralmente estão disponíveis na internet, procure sempre por “disque denúncia maus tratos animais + nome da cidade”. É possível procurar outros órgãos que orientam o denunciante, como o IBAMA, o Ministério Público Federal, Delegacias do Meio Ambiente, dentre outros.

Os denunciantes podem também ir diretamente até uma delegacia de polícia para fazer um Boletim de Ocorrência. Neste momento é sempre importante levar uma testemunha junto e também já levar vídeos, fotos e outros arquivo que possam ser anexados ao B.O.

Postado em .


Pela Web

Comentários