Fofuxo.com

Lições para criar um gato mais feliz

Especialistas no assunto apontam como cuidar e educar o seu animal de estimação para ele ser comportado e saudável.

Gatos são pets cheios de lendas e dúvidas, principalmente com relação a transmissão de doenças e hábitos do dia a dia. Confira algumas respostas para as questões mais frequentes e tire o máximo de proveito desta companhia dos animais independentes, brincalhões e principalmente carinhosos.

Lições para criar um gato mais feliz

Como podemos ensinar o gato a fazer suas necessidades no local correto?

Não é necessário que isto ocorra, eles aprendem de forma instintiva. Assim que abrem os olhos, os filhotes procuram por lugares com terra onde podem fazer as suas necessidades. Para a situação dos gatos de apartamento, eles poderão ir de forma direta á bacia com areia higiênica, o único cuidado que precisa ser tomado é o de manter o recipiente sempre bem limpo.

Os gatos precisam tomar banho?

Lições para criar um gato mais feliz

Para gatos que possuem pelos curtos, as enzimas de saliva são suficientes para o limpar enquanto ele se lambe. Agora, para raças de pelos longos, o banho é aconselhável pois evita a formação dos nós, e ainda inibe o aparecimento dos fungos. No mercado existem algumas alternativas de banhos secos, o que poderão ser dados em casa, estressando bem menos o gato.

Os gatos transmitem doenças?

A incidência é bastante pequena, mas existem casos de toxoplasmose transmitida por gatos. A doença é perigosa para as gestantes, porque poderá afetar o desenvolvimento do feto. Em contrapartida, o contágio por gatos é algo raro, já que seria necessária a ingestão de cistos de fezes do gato contaminado. No caso de lavar bem as mãos após limpar o banheirinho do seu gato você reduz muito os riscos. Os gatos que passeiam pelas ruas também poderão transmitir a raiva. Mas este problema é fácil de prevenir, basta apenas vacinar o bichano uma vez por ano.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários