Por
publicado em Curiosidades
Uma iniciativa inédita envolvendo a entrada de animais dentro em um ambiente hospitalar acabou gerando uma onda de comentários na internet, especialmente nas redes sociais. Mas o mais interessante do fato é que, diferentemente da maioria das ações, a grande maioria das pessoas acharam muito positiva iniciativa. O Hospital Albert Einstein, localizado na cidade de São Paulo, permite que animais de estimação sejam levados até seus donos que estão internados.
De acordo com as informações que foram publicadas, a autorização é válida para cães, gatos, passarinhos e coelhos. Mas o hospital alerta que os casos precisam ser avaliados individualmente para liberação da entrada do animal na dependência hospitalar. Até o momento, já foram autorizadas 40 entradas de animais dentro do hospital. A avaliação precisa passar pelo aval da equipe médica.
Visita monitorada
A medida foi tomada pelo hospital porque a equipe médica acredita que a presença dos animais de estimação no quarto de recuperação dos pacientes podem ajudar muito na recuperação. Mas é claro que isso sempre vai depender da situação do paciente, e por isso mesmo que a avaliação deve ser feita juntamente com uma equipe médica para saber se o animal pode entrar sem comprometer ainda mais a pessoa que está passando por tratamento médico.
O hospital afirma que toma também algumas outras medidas para garantir a segurança dos demais pacientes. Os animais que entram no local devem apresentar uma carteira de vacinação devidamente assinada e com todas as doses em dia. Além disso, o animal também precisa tomar banho antes de ter sua entrada autorizada no quarto.
Já em relação ao tempo que o animal poderá ficar no local depende do comportamento dele. Se ele ficar muito agitado, a visita é interrompida.
Uma outra medida que o hospital também tomou está relacionada as necessidades fisiológicas do animal. Afinal de contas, é muito complicado realmente controlar quando o animal vai fazer as suas necessidades, sendo que ele pode até mesmo fazer dentro do quarto por ficar nervoso. Mas o hospital pede que os animais utilizem fraldas descartáveis ao entrar no quarto.
O animal também não pode estar doente quando entra no quarto. Toda a visita é acompanhada uma equipe composta por diferentes profissionais da área da saúde, sendo que esta medida é fundamental para que o hospital consiga manter estas visitas para os pacientes. Dentre os profissionais envolvidos, estão enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas.
Caso o animal seja de grande porte e os enfermos tiverem condições de saírem de seus quartos, existe a possibilidade que a visita aconteça em um outro ambiente, como o pátio interno do hospital.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo próprio hospital, o Einstein é o primeiro hospital da América Latina a obter o selo Planetree, que certifica entidades de saúde que se preocupam com a humanização do atendimento, sendo que a permissão da visita de animais é uma destas medidas.