A presença dos cães no dia a dia das pessoas e das famílias aumentada há cada dia que passa, não apenas em termos de quantidade, mas também em termos de qualidade deste tempo, uma vez que as pessoas estão investindo cada vez mais no bem-estar dos fofuxos. E diversas pesquisas afirmam que os cachorros fazem bem especialmente para o coração de todos os que estão ao redor.

Harvard afirma que cães fazem bem ao coração

Pesquisadores da Harvard University levantaram uma série de evidencias que demonstram os benefícios da presença dos cães na vida dos humanos de um modo geral. Os pesquisadores são cuidados nas afirmações, uma vez que não existe uma associação clara de causa e efeito envolvendo os animais e os benefícios para o coração dos humanos. Mas os envolvidos no projeto de pesquisa afirmam que os cães devem fazer parte de uma estratégia global que deve reduzir o risco de doença cardíaca.

Um dos principais dados levantados durante a pesquisa é a afirmação de que as pessoas que possuem cães acabam tendo pressão arterial mais baixa, na média, do que as pessoas que não contam com um animal de estimação. Isso acontece basicamente em virtude dos efeitos calmantes que os animais trazem para os humanos.

Ainda sobre a pressão arterial, o toque está sendo apontado como um poderoso agente neste tratamento, uma vez que existem dados que mostram que a pressão arterial cai quando os donos estão acariciando seus animais.

Harvard afirma que cães fazem bem ao coração

Mas parece que os cães não causam um efeito benéfico somente na pressão arterial. Também existem diversas evidencias que afirmam que a presença dos cães na vida dos humanos que causariam uma redução nos níveis de colesterol e triglicérides. Os estudos apontam que os donos de cães possuem, em média, estes níveis menores, e que não pode ser explicado pela dieta ou pelo estilo de vida dos que foram pesquisados.

O estresse parece também ser mais facilmente controlado quando as pessoas contam com um animal de estimação por perto. Os estudos apontam que a frequência cardíaca e pressão arterial sobem e voltam ao normal mais rapidamente durante os contados entre as pessoas e os animais de estimação.

Todos estes estudos acabam apontando para redução dos riscos de desenvolvimento de doenças do coração, uma vez que todos estes elementos estão diretamente envolvidos nos males da nossa bomba de sangue interna.