GPS para cães

Veja alguns modelos e entenda como eles funcionam.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

Perder um cachorro é um medo recorrente na maioria dos donos, principalmente os que moram em casas onde os cães possuem acesso mais fácil ao pátio, e consequentemente podem acabar chegando mais rapidamente na rua. Basta caminharmos por alguns bairros das grandes cidades para que logo encontremos os famosos cartazes que anunciam cães perdidos.

Hoje em dia a tecnologia é nossa aliada em todos os sentidos. E se temos localizadores em nossos smartphones que podem identificar exatamente onde nós estamos, também podemos ter esta solução para nossos cães. E é justamente nisso que apostam algumas empresas de tecnologia que estão lançando aparelhos GPS especificamente para cães.

A tecnologia basicamente é a mesma de outros aparelhos que estamos utilizando no nosso dia a dia, como os smartphones, tablets, computadores e aparelhos de navegação. A única diferença é a forma como eles são adaptados para o corpo e também para as atividades do dia a dia dos nossos amigos caninos.

GPS x Microchips

Um procedimento que está se popularizando no Brasil é a implantação do Microchip nos cães, inclusive sendo um dos requisitos para os animais conseguirem tirar o novo passaporte para que eles possam viajar. Além de armazenarem informações relacionadas ao nome dos animais e também dos donos, este dispositivo também pode ter funções de GPS para conseguir localizar o animal onde quer que ele esteja.

Mas alguns especialistas alertam que nem sempre o GPS do chip consegue o mesmo rendimento dos aparelhos específicos para esta função, já que o fato do chip estar por baixo da pele do animal pode prejudicar a localização.

Confira alguns modelos de GPS específicos para cães.

Tagg – The Pet Tracker

O GPS está localizado em uma coleira que é colocada no animal e que não chama mais atenção do que uma coleira convencional, o que diminui o risco do dispositivo ser roubado. Além disso conta com sistema Wi-fi e todas as informações são enviadas para um dispositivo móvel, sendo compatível com o sistema operacional Android e iOS.

A bateria deste equipamento é de longa duração, podendo durar até um mês sem ser carregado, e ele possui uma função interessante que permite ao dono criar uma zona de segurança, para que ele seja avisado assim que o animal estiver fora do alcance.

The Pet Locator

Neste modelo o dono compra apenas o dispositivo que pode ser colocada na coleira ou na peiteira que o animal estiver utilizando. O grande diferencial do modelo é a sua bateria que consegue ser recarregada com a luz solar, o que diminui a possibilidade do equipamento falhar. Ele também permite a criação de uma zona de segurança.