Fofuxo.com

Gatos estão ganhando espaço na preferência dos brasileiros

Estudo revela que presença de felinos pode se igualar a dos cães nos próximos anos.

Os cachorros que se cuidem, pois logo poderão ser destronados como o “melhor amigo do homem”. Uma pesquisa feita Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet, é uma questão apenas de tempo para que os felinos estejam em pé de igualdade com os cães no quesito de presença nos lares brasileiros.

Gatos estão ganhando espaço na preferência dos brasileiros

Os relatórios mostram que a quantidade de pessoas e famílias que estão adotando um pet está aumentando consideravelmente todos os anos, mas as pessoas que estão preferindo um gato ao invés de ter um cachorro está aumentando mais rapidamente. O movimento pode provocar uma igualdade no número de gatos e cães nos lares brasileiros, algo que seria inédito em toda a história deste país.

A Abinpet consegue inclusive ser um pouco mais precisa em relação as previsões de quando isso poderá efetivamente acontecer: dentro de 8 anos.

Motivos

Para a Associação, e para a indústria como um todo, é importante entender os motivos que estão levando as pessoas a deixarem de escolher um cachorro para escolher um gato como animal de estimação. Existem uma série de fatores que podem ser considerados, mas os que acabam mais se destacando são os seguintes:

De uma forma geral as pessoas estão tendo menos tempo para se dedicar aos seus pets, e também existe um crescimento das pessoas que moram sozinhas. O gato, nesta situações, acabam se dando melhor do que os cães que sofrem muito com a ausência dos seus donos;

Gatos estão ganhando espaço na preferência dos brasileiros

Famílias com um número menor de crianças. Estudos mostram que os pequenos são mais apegados aos cães porque eles reagem mais aos estímulos, enquanto que os gatos acabam ficando distante das crianças;

Um considerável aumento da população idosa no Brasil também pode ser uma explicação plausível para o crescimento dos gatos na preferência nacional, já que eles são mais práticos do que os cães em termos de cuidados;

Outros países

Vale lembrar que os cães, que são considerados preferência nacionais, já perderam o seu posto de animais de estimação prediletos há alguns anos em determinados países. Na Alemanha, por exemplo, existem 59% mais gatos do que cachorros. Números semelhantes são encontrados em outros países da Europa, como na França.

E dados recentes sugerem que até mesmo nos Estados Unidos os cães ficaram para trás, com cerca de 20% ais gatos nos lares norte-americanos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários