Os gatos costumam brincar com muitos objetos que são encontrados pela casa, muitos deles que são considerados lixo pelos humanos. E as caixas de papelão costumam estar entre os preferidos destes pets. Afinal de contas, a maioria das pessoas que possuem gatos em casa já flagraram eles entrando e saindo destes pacotes. Alguns deles adotam as caixas até mesmo como cama.

Gatos e caixas de papelão: entenda essa relação de amor.

Mas, afinal de contas, por que os gatos costumam gostar tanto de caixas de papelão? Essa é uma pergunta que os tutores costumam se fazer, ainda mais quando eles compram uma caminha nova para o seu fofuxo e ele acaba preferindo a caixa. Mas, na verdade, o que realmente chama a atenção dos gatos é o espaço fechado que a caixa de papelão acaba oferecendo.

Os ancestrais dos gatos domésticos eram animais que tinham como característica o fato de serem predadores. Além disso, os seus ataques costumam ser resultado de elaborados planos de emboscada. Por isso, estes animais tinham que estar sempre procurando um local onde se esconder, mas que também oferecesse algum tipo de segurança.

Gatos e caixas de papelão

Portanto, está no DNA do gato essa busca sempre por locais fechados e pequenos, onde eles possam se sentir mais seguros. As caixas funcionam como os antigos esconderijos dos seus ancestrais. Não é a toa que muitos gatos também costumam brincar de “atacar” os seus donos ou outros animais da casa, saltando diretamente de dentro dessas caixas.

Muitos especialistas e pesquisadores da área defendem que os gatos realmente podem se utilizar das caixas no dia a dia, até mesmo como uma forma de recreação ou de terapia. Estes objetos não costumam fazer mal algum aos gatos, e podem ajudar até mesmo na sociabilização ou então a deixar o felino um pouco mais tranquilo em situações de estresse.